Institutos de meteorologia confirmam: Não chove após 22h em Copacabana
Instituto Nacional de Meteorologia, Alerta Rio e Climatempo garantem que não irá chover durante a virada do ano
Por tiago.frederico
Rio - Três institutos de meteorologia confirmam: não choverá na virada de 2014 para 2015 tanto em Copacabana, na Zona Sul do Rio, quanto na Região dos Lagos, destinos muito procurados no Réveillon. "Todas as ferramentas que tenho disponíveis indicam que não deverá chover na capital fluminense, Região Serrana e no Norte do Estado", afirma Lúcio de Souza, meteorologia do 6º distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
"Há previsão de pancada de chuva isolada para o final da tarde e começo da noite, no entanto, a partir das 22h não deve chover mais", garante Lúcio. Segundo o meteorologista, municípios das regiões do Noroeste Fluminense, na divisa do Rio com Minas Gerais ao Norte do Estado, do Médio Paraíba, e do Centro-Sul Fluminense devem ficar atentos. Para eles, estão previstas pancadas de chuva. "Há probabilidade de não chover na hora da virada, mas não posso descartar essa possibilidade", disse Lúcio de Souza.
Maria Gomes%2C de 89 anos%2C passeia na olra de Ipanema%2C na Zona Sul. Não há previsão de chuva para a virada de 2014 para 2015 no RioJosé Pedro Monteiro / Agência O Dia
O Alerta Rio, vinculado ao Centro de Operações da Prefeitura do Rio, é outro órgão que garante que não irá chover na hora da virada. "O calor continua no último dia de 2014 no Rio de Janeiro. Assim, essa quarta-feira será de pouca nebulosidade no céu na maior parte do dia, e há pequena possibilidade de pancadas de chuva isoladas no período noite. Durante a passagem do ano, não há previsão de chuva. As temperaturas permanecerão elevadas, com máxima prevista de 40°C", prevê o órgão.
Publicidade
O Climatempo, instituto privado, também confirma que não irá chover. "As últimas horas de 2014 e o primeiros momentos de 2015 prometem ter um céu com algumas nuvens que não vão provocar chuva", afirma.
"As áreas de instabilidade que serão as responsáveis pela chuva da tarde e do início da noite tendem a se afastar dando lugar ao tempo firme. As temperaturas vão seguir elevadas e a umidade presente no ar ainda vai deixar a sensação de abafamento", diz o Climatempo.