Por paulo.gomes

Rio - Como já era esperado, o trânsito ficou bem complicado sexta-feira, no Centro do Rio, após a ampliação das interdições para o desfile das escolas de samba no Sambódromo a partir das 17h15. Para quem deixou a cidade, a situação foi pior pela manhã, mas também houve congestionamentos no fim da tarde.

Por volta das 11h, o sentido Candelária da pista central da Avenida Presidente Vargas foi interditado para o transporte dos carros alegóricos e deixou o trânsito lento na região. Quando as interdições foram ampliadas, com a interdição do acesso à Avenida Presidente Vargas a partir da Avenida Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira, a situação piorou. Também foi interditada a pista lateral da Avenida Presidente Vargas, no sentido Candelária, até a Praça da República.

Com a pista central da Avenida Presidente Vargas fechada%2C às 11h%2C o trânsito ficou parado no sentido CandeláriaCarlos Eduardo Cardoso / Agência O Dia

A prefeitura pede que os motoristas evitem a Região do Centro durante todo o feriado de Carnaval e recomenda que turistas e cariocas usem o transporte público. O metrô funcionará 24 horas por dia até às 23h de terça-feira (com as estações Central e Praça 11 até 1h de quarta-feira para embarque). A estação Cinelândia não funcionará hoje e na segunda-feira de Carnaval. Algumas estações terão suas bilheterias fechadas no período de meia-noite às 5h.

Hoje, de 6h às 14h30, a Avenida Rio Branco, Antonio Carlos e Primeiro de Março também serão interditadas para o desfile do Cordão da Bola preta.

Para quem saiu do Rio para a Região dos Lagos na sexta, a travessia da Ponte chegou a demorar mais de 50 minutos pela manhã. Entretanto, no fim da tarde, não houve grandes retenções na via e a travessia chegava a ser feita em 16 minutos. Segundo a CCR Ponte, até às 18h, 66 mil veículos passaram pelo local. A concessionária estima que 1 milhão de veículos passem pela Ponte no período de 11 a 18 de fevereiro. Os dias de maior fluxo no sentido Niterói e Região dos Lagos serão nesta sexta e no sábado, quando são esperados 92 e 93 mil veículos, respectivamente.

A BR-101, na altura de Itaboraí, registrou durante a noite de sexta, quatro quilômetros de lentidão. Uma faixa reversível foi implementada na BR-101 e deve continuar neste sábado, durante o dia, a partir da Praça de Pedágio de São Gonçalo (km 299) até o km 291, em Itaboraí.

Você pode gostar