
Rio - Enquanto as obras da Linha 4 do metrô (Barra da Tijuca - Ipanema) contam com o apoio do "tatuzão", na Avenida Brasil, quem trabalha na construção do BRT Transbrasil é o "girafão".
Este é o apelido dado pelos operários que trabalham nas obras do corredor expresso, que irá ligar futuramente o bairro de Deodoro, na Zona Norte, ao Centro do Rio.
O equipamento de injeção de cimento no solo, que impressiona pelos seus 20 metros de altura, tem a capacidade de estabilizar solos moles com muito mais agilidade do que as antigas tecnologias.
Importado da Alemanha e inédito em obras públicas de mobilidade no Rio de Janeiro, ele pode ser visto trabalhando na Avenida Brasil, entre a Passarela 2, em Manguinhos, e a Passarela 6, na altura da Maré.
Interdição
A área bloqueada para obras do corredor expresso na Avenida Brasil compreende o trecho entre o Cemitério do Caju e a Avenida Paris, em Bonsucesso, na Zona Norte. Duas faixas da pista central, sentido Zona Oeste, e meia faixa da pista central, sentido Centro, estão interditadas. A faixa seletiva para ônibus não é afetada, pois n local das intervenções, os coletivos contornam o canteiro de obras.