Rio - Os ônibus intermunicipais serão monitorados por meio de GPS, em tempo real, 24 horas, sete dias por semana. Lançado, nesta quarta-feira, pela Secretaria de Estado de Transportes, por meio do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), o Sistema de Inteligência e Monitoramento (SIM) irá permitir a identificação imediatamente desvios de itinerários, redução da frota e paradas irregulares, por exemplo.
De acordo com a secretaria, o sistema utiliza como critério de monitoramento cinco tipos de indicadores de qualidade: rotas, quantidade de veículos por linha, viagens realizadas, média de passageiros e velocidade. Com estas informações, as irregularidades encontradas durante o monitoramento são encaminhadas diariamente às empresas para que os problemas sejam solucionados e, em caso de necessidade, multas podem ser aplicadas imediatamente pelos fiscais.
Nesta primeira fase, seis linhas de ônibus começam a ser monitoradas pelo SIM, envolvendo aproximadamente 260 coletivos intermunicipais que abrangem os municípios da Baixada Fluminense, Niterói e da Zona Oeste do Rio. Na próxima etapa, segundo a secretaria, prevista para o mês de julho, outras 70 linhas intermunicipais alimentadoras dos grandes modais de transporte da Região Metropolitana serão monitoradas, além das 12 linhas que atendem a Barra da Tijuca. Esse conjunto de linhas representa uma frota de 2,3 mil coletivos.
Ainda de acordo com a secretaria, também nesta segunda etapa, o sistema também passará a contar com novos indicadores: multas de trânsito, multas de transporte, consumo de combustível, confiabilidade e satisfação do cliente.
A previsão da Secretaria de Estado de Transportes é que o sistema tecnológico de monitoramento esteja em pleno funcionamento até o fim de 2015, quando o SIM deverá abranger 1.110 linhas de ônibus intermunicipais que operam em todo o estado do Rio, representando um efetivo de 13 mil coletivos.
“O SIM vai apoiar as decisões de fiscalização do Detro e contará também com a participação do usuário, já que o sistema contará com um aplicativo para smartphone. A ferramenta disponibilizará aos cidadãos a possibilidade de verificar a localização dos coletivos e também permitirá o registro de reclamações”, disse o secretário Carlos Roberto Osorio.