Por nicolas.satriano

Rio - O Rio acaba de receber um lote com mais quatro novos trens chineses. As composições, com quatro carros cada, têm capacidade para transportar 1.200 passageiros e vão acrescentar 48 mil lugares à oferta diária da SuperVia, de acordo com a Secretaria Estadual de Transportes. Dos cem trens adquiridos pelo governo estadual, desde 2012, 70 já desembarcaram e 66 já entraram em operação.

Com a chegada dos novos trens, desde então, a capacidade do sistema dobrou, segundo informações da Secretaria Estadual de Transportes. Em 2007, a SuperVia transportava, em média, 325 mil passageiros por dia. Hoje, são mais de 650 mil pessoas atendidas pelos trens.

Um dos novos vagões chineses é desembarcado no Porto%3A 66 desses trens já circulam no Rio desde 2012Henrique Freire / Divulgação

As composições recém-chegadas passarão por testes de instrumentação elétrica, pesagem, aceleração, entre outros, antes de integrarem a frota da SuperVia, informou a secretaria.

Além dos trens chineses, a SuperVia adquiriu dez trens nacionais, que foram montados em fábrica própria. Todos já estão em operação, segundo a secretaria. Compostos por oito carros, os trens brasileiros também são equipados com ar-condicionado, sistema de travamento de portas durante as viagens e capacidade para transportar até 2,4 mil passageiros.

Uma nova linha começará a funcionar, em caráter experimental, na segunda-feira, no Ramal Belford Roxo, possibilitando a integração com os outros quatro ramais: Deodoro, Japeri e Santa Cruz.

Você pode gostar