Por tiago.frederico

Rio - Alguns pontos do estado do Rio de Janeiro amanheceram com névoa, nesta quarta-feira, atrasando, inclusive, a abertura do Aeroporto Santos Dumont, no Centro da Cidade. Segungo o Climatempo, o fenômeno foi causado pelo movimento dos ventos, que sopravam do continente para o mar e passaram a soprar do mar para o continente.

Orla de Ipanema encoberta pela névoa na madrugada desta quarta-feiraLeitor Mateus Moraes

Essa mudança no deslocamento dos ventos ocorreu no final da tarde desta terça-feira, quando uma frente fria se aproximou do estado, vindo pelas áreas sul e sudoeste. Esses ventos levaram umidade para o interior e como ao longo do dia prevaleceram as altas temperaturas, o ar ficou aquecido. Com a chegada de uma frente fria, houve um choque térmico, formando a neblina.

Instituto de meteorologia explica fenômenoReprodução / Climatempo

No entanto, ainda nesta manhã, a neblina se dissipa no Rio. Ao longo do dia, há previsão de sol com albumas nuvens, que já começam a desaparecer no final da tarde. Não chove e as temperaturas variam entre a máxima de 31ºC e a mínima de 17ºC.

Aeroportos

O Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, que deveria abrir às 6h desta quarta-feira, só foi abrir para pousos e decolagens às 6h33, devido à névoa na Baía de Guanabara. Neste momento, as manobras são realizadas em condições visuais. O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro não foi afetado. Ele segue operando em condições visuais para as duas manobras.

Nevoeiro pode ser visto na orla da Zona Sul do RioLeo Salles / BTN / Centro de Operações Rio


Você pode gostar