Por tiago.frederico

Rio - Motivo de comemoração para a Cedae, o novo sistema de abastecimento de Pedra de Guaratiba, que completa oito meses de inauguração na próxima quarta-feira, se tornou um verdadeiro tormento na vida dos moradores daquele bairro da Zona Oeste. Há aproximadamente dois meses, eles precisam conviver com um enorme bolsão d'água, criado a partir de um vazamento de água potável, na Estrada da Matriz. O local fica bem em frente ao Campus Fidei, terreno onde o Papa Francisco celebraria uma missa e onde seria realizada a Vigília de Oração durante a Jornada Mundial da Juventude.

"Fizeram uma obra levando água do Mato Alto para Pedra de Guaratiba. Deve ter sido mal feita. Abriram um buraco, mas não fizeram nada. Ele está lá todos os dias, atrapalhando tudo. Já entramos em contato com a Cedae, que foi até o local mas nada fez", reclamou a moradora Márcia Silveira, de 44 anos, criticando: "eles pedem para a gente economizar água, mas não dão o exemplo".

O novo sistema de abastecimento de Pedra de Guaratiba, que beneficia cerca de 20 mil habitantes, foi inaugurado em outubro do ano passado. Ele custou aos cofres públicos R$ 4 milhões. Na época de sua inauguração, em outubro do ano passado, a companhia disse que foram assentados 4.200 metros de tubulação em PVC de 400 milímetros de diâmetro colocadas quatro travessias (tubulação sobre canais e rios).

Ainda segundo a companhia, estava em execução a construção e assentamento de 35 quilômetros de adutora com diâmetros variando de 1.200 a 600 milímetros; construção de tronco alimentador com o fornecimento e assentamento de 24 quilômetros de tubos com diâmetro variando entre mil e 150 milímetros; além da construção de quatro novos reservatórios (Guaratiba I, Guaratiba II, Guaratiba III e Mirante II) com capacidade total para armazenar 30 milhões de litros.

Procurada pela reportagem, a companhia disse que uma "equipe vai ao local verificar e, sendo rede da Cedae, corrigir ainda hoje".

Você pode gostar