Rio - Muitos termômetros da cidade indicam temperatura média acima de 30º C, tempo firme à vista, sol e nenhum sinal de chuva. Inverno? Não no Rio. As palavras que geralmente são usadas para definir a época do verão não são muito diferentes das que descrevem muito bem o último domingo na cidade: quente, com praias lotadas e muita gente saindo de casa para se exercitar. O cenário só deve começar a mudar no meio da semana, de acordo com o Climatempo, com a chegada de uma frente fria na quarta-feira.
“Deixa eu tirar a camisa e me molhar ali?”, pede à mãe o menino Felipe Barros, de 7 anos, que quer se refrescar em um chuveiro improvisado perto do calçadão do Leblon, na Zona Sul. Cristiane Barros, 39, veio de Cabo Frio, na Região dos Lagos, para passear com o filho na capital. “Enchi a mala de casacos e olha só o que encontro quando chego? Está um sol de verão!”, comentou a fonoaudióloga, observando o filho brincar embaixo da ducha.
A venda de picolés também corria de vento em popa no carrinho de Thiago de Oliveira, 29, que trabalha indo e voltando pelas areias, especialmente aos fins de semana, quando as vendas aumentam. “Não existe inverno no Rio, né?”, ressalta. “Praia é a diversão gratuita dos cariocas, você pode ver. Com um sol desses, não tem quem não venha para cá”, comentou o ambulante, entre um troco e outro. “O movimento é ótimo em julho porque é período férias, então o número de turistas aumenta”, completou.
Em Ipanema, um campeonato de slackline atraía os olhares admirados de quem passava pelo local. Fugindo do frio do sul do país, as gaúchas Lina Forero, 22, e Clara Sesti, 23, chegaram ao Rio na última quinta-feira à noite, e têm ido à praia todos os dias. No sábado, passaram cinco horas entre mergulhos no mar carioca e hoje foram de novo. Dessa vez, escolheram Ipanema.
“Lá em Porto Alegre está tendo tempestade, enquanto aqui está o maior sol, uma delícia”, disse Clara. “Ninguém vai à praia no Rio Grande do Sul nesta época. O inverno lá está muito chuvoso”, completou a estudante de Arquitetura. “Para mim está mais para verão do que inverno no Rio. Sol e praia todo dia é um privilégio que a gente não tem lá no sul”, disse Lina.
A previsão é que uma massa de ar seco ainda predomine hoje e amanhã, com temperatura máxima de 32°C.
?Reportagem de Amanda Prado