Por tiago.frederico

Rio - Municípios da Região Metropolitana, como Seropédica, Paracambi e Engenheiro Pedreira (Japeri), além do Centro do Rio e bairros da Zona Norte da cidade, terão o fornecimento de água interrompido a partir das 9h desta terça-feira. Para que a Light faça uma manutenção no sistema de geração de energia de Fontes Novas, na Usina de Fontes, em Piraí, Sul do Rio, a Cedae interromperá o abastecimento por 15 horas, retirando de carga a 2ª adutora de Ribeirão das Lajes.

Segundo a Light, a manutenção não afeta o fornecimento de energia para os clientes da área de concessão da companhia. Na capital fluminense, serão afetadas com a falta d'água as seguintes regiões: Centro, Guadalupe, Marechal Hermes, Rocha Miranda, Honório Gurgel, Rocha, Olaria, Ramos, Engenho da Rainha, Del Castilho, Higienópolis, Benfica, Riachuelo, Bonsucesso, Ilha do Governador, Caju, Sampaio Correa, São Francisco Xavier, Triagem, Manguinhos, Glória, Botafogo, Flamengo e Catete. 

O sistema de abastecimento será religado logo após o fim da manutenção da Light, por volta da meia-noite e, de acordo com a Cedae, o abastecimento pode levar até 24 horas para ser plenamente restabelecido. 

Zona Oeste sem água

Moradores do Recreio dos Bandeirantes, Camorim, Vargem Pequena e Vargem Grande também sofrerão com a falta d'água nesta terça-feira. A partir das 10h, a Cedae fará o remanejamento de duas tubulações, de 600 e 300 milímetros de diâmetro, localizadas na Avenida Salvador Allende, altura da Avenida Abelardo Bueno; na Avenida das Américas, altura do número 13.600; e na Estrada dos Bandeirantes, altura da Estrada do Rio Morto.

Um pedido da Prefeitura do Rio, que realiza obras da Transolímpica na região, o serviço terá duração de 24 horas, devendo terminar, portanto, às 10h de quarta-feira. De acordo com a companhia, hospitais serão abastecidos com carros-pipa durante a paralisação e o sistema entrará em operação imediatamente após a conclusão dos trabalhos de manutenção, porém o abastecimento em alguns pontos pode levar até 72 horas para normalizar.

Em um comunicado, a Cedae pediu que os consumidores não desperdicem água, evitando atividades como, por exemplo, banhos demorados e lavar louça com a torneira aberta, dentre outras atitudes.

Você pode gostar