Por luis.araujo

Rio - Com os termômetros marcando 37 graus, em Santa Cruz, na Zona Oeste, o Rio teve nesta segunda-feira, o dia mais quente do inverno este ano, segundo o Sistema Alerta Rio. Segundo o Instituto Climatempo, o forte calor é atribuído ao El Niño — fenômeno que se caracteriza pelo aquecimento do Pacífico Equatorial, o que altera todo o clima. Anteriormente a temperatura mais alta registrada foi 35,4 graus em Realengo, Zona Oeste do Rio, no dia 19 deste mês.

Praias lotadas%3A cariocas e turistas disputam areias invernais do RioMárcio Mercante / Agência O Dia

Mas o forte calor deve dar uma trégua nesta terça-feira. Segundo o meteorologista do Climatempo, Marcelo Pinheiro, uma frente fria vem avançando pelo litoral do Rio desde esta segunda-feira. A previsão para a próxima terça-feira é de nebulosidade a partir da tarde e de ventos fortes durante o dia. A máxima deve alcançar os 33 graus. A noite deve ter chuva fraca a moderada.

Ainda de acordo com o Climatempo, o forte calor é atribuído ao El Niño. "Durante um inverno com influência do El Niño no Brasil, o sul deve ser mais chuvoso, o sudeste deverá ser mais seco e mais quente que o normal para essa época do ano. Norte e nordeste também terão o clima alterado, com temperaturas mais altas.", disse outro especialista do instituto, Alexandre Nascimento. O inverno termina no Brasil no dia 23 de setembro.

Reportagem de Luis Araujo

Você pode gostar