Por luis.araujo

Rio - Após os termômetros baterem os recordes de temperatura em 2015, a massa de ar quente seguiu no Rio e deixou as temperaturas ainda mais elevadas como já vinha ocorrendo desde o começo da semana na capital fluminense. Porém, a aproximação de uma frente fria provocou aumento gradativo da nebulosidade e rajadas de vento moderado a fortes foram registradas no início da noite desta sexta-feira, segundo o último boletim publicado pelo Centro de Operações da Prefeitura do Rio. Segundo o INMET, foi registrada uma rajada de vento muito forte no Forte de Copacabana (80,6km/h) e forte na Vila Militar (65,9km/h) às 16h.

GALERIA: Amanhecer da Enseada de Botafogo

Saiba mais: Rock in Rio muda regras para aliviar calor 

Segundo o COR, As temperaturas ficaram estáveis com relação a última quinta-feira, com máxima de 39,3ºC na estação de Irajá as 11h30 e mínima de 23ºCna estação Barra/Rio Centro. A sensação térmica mais elevada foi de 41,6ºC registrada na estação Santa Cruz. Já segundo o INMET, a estação Restinga de Marambaia, do órgão federal, registrou 40,4ºC na tarde da última quinta-feira. Para o Inmet, o dia mais quente de 2015 foi em 2 de janeiro, quando fez 40,9ºC, na Vila Militar, também na Zona Oeste.

Temperaturas subiram bruscamente. Às 6h, a estação Restinga de Marambaia registrava 27,7ºC. Às 10h, os ponteiros do termômetro já estavam nos 36,8ºC. Uma hora depois, às 11h, indicavam 39,1ºC. Foto%3A Carlos Monteiro

Thiago Sousa, meteorologista do Inmet, tem uma explicação para essa onda de calor que tem atingido o Rio em pleno início de primavera. "Estamos sendo influenciados diretamente por uma massa de ar quente e seca e indiretamente pelo El Niño, fenômeno que está provocando um aquecimento acima do normal das águas do Oceano Pacífico", afirma.

Saiba mais: Rio terá temperatura mais alta de 2015 nesta sexta-feira

Alívio no fim de semana

No fim de semana, segundo o especialista, a temperatura cairá bruscamente. Isto porque uma frente fria passará pelo oceano, aliviando um pouco a sensação térmica. "Em função da aproximação dessa frente, estamos com previsão de rajadas de vento moderadas a forte a partir da tarde, que devem se estender até o final da madrugada de sábado. Ela atingirá principalmente o litoral e poderá causar pancadas isoladas de chuva nas tardes de sábado e de domingo", explica.

O meteorologista adianta que, no sábado, os termômetros oscilarão entre a máxima de 30ºC e a mínima de 20ºC. Já no domingo, em ligeira elevação, as temperaturas irão variar entre a máxima de 32ºC e a mínima de 19ºC. "Não chega a ficar frio, mas já alivia", brinca, Thiago.

Você pode gostar