Por tiago.frederico

Rio - Esta sexta-feira será o dia mais quente de 2015 na Cidade Maravilhosa. E não há quem discorde. Tanto o Alerta Rio, da Prefeitura carioca, quanto o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), do governo federal, afirmam que a máxima deve alcançar os 42ºC nesta tarde. Não falta muito para os termômetros chegarem a essa faixa já que, em um intervalo de apenas cinco horas, as temperaturas subiram bruscamente, segundo dados da estação Restinga de Marambaia, instalada na Zona Oeste. De acordo com o Inmet, às 6h faziam 27,7ºC naquele local. Às 10h, os ponteiros do termômetro já estavam nos 36,8ºC. Uma hora depois, às 11h, indicavam 39,1ºC.

GALERIA: Amanhecer da Enseada de Botafogo

Temperaturas subiram bruscamente. Às 6h, a estação Restinga de Marambaia registrava 27,7ºC. Às 10h, os ponteiros do termômetro já estavam nos 36,8ºC. Uma hora depois, às 11h, indicavam 39,1ºCFoto%3A Carlos Monteiro

A Prefeitura do Rio divulgou que a temperatura mais alta do ano foi registrada nesta quinta-feira, quando os termômetros marcaram 41,3ºC, às 15h, na estação Riocentro. No entanto, o Inmet discorda desse dado. Naquele horário, a estação Restinga de Marambaia, do órgão federal, registrou 40,4ºC. Para o Inmet, o dia mais quente de 2015 foi em 2 de janeiro, quando fez 40,9ºC, na Vila Militar, também na Zona Oeste.

Thiago Sousa, meteorologista do Inmet, tem uma explicação para essa onda de calor que tem atingido o Rio em pleno início de primavera. "Estamos sendo influenciados diretamente por uma massa de ar quente e seca e indiretamente pelo El Niño, fenômeno que está provocando um aquecimento acima do normal das águas do Oceano Pacífico", afirma.

Rock In Rio

As atrações musicais do Rock in Rio tiveram um grande concorrente na tarde desta quinta-feira. Mais que as bandas Project 46 e John Wayne e Haleston, que abriram o palco Sunset, as poucas sombras da Cidade do Rock eram o objeto de desejo de quem resistia dentro de um figurino preto, sob um calor de 40º. Durante a tarde, mais de 200 pessoas passaram mal com o calor e foram atendidas no posto médico.

Para minimizar os efeitos das altas temperaturas, os organizadores aumentaram em 50% o número de bebedouros — agora são 104 em toda a cidade do Rock. Água mineral foi distribuída na fila de acesso ao festival e os bombeiros foram acionados para jogar água nas pessoas que aguardavam no local.

Fãs que vão ao Rock in Rio precisam se hidratar para enfrentar o forte calorCacau Fernandes / Parceiros / Agência O DIA

Guarda-chuvas, antes proibidos, também tiveram sua entrada liberada até às 17h — não que houvesse qualquer sinal de água vindo do céu, mas já ajudava a amenizar os raios solares. Outro item liberado foi o protetor solar e garrafas com líquidos, desde que não tivessem tampa.

LEIA MAIS:

Rio registra maior temperatura de 2015

Rock In Rio muda regras para aliviar calor de 40º

Alívio no fim de semana

No fim de semana, segundo o especialista, a temperatura cairá bruscamente. Isto porque uma frente fria passará pelo oceano, aliviando um pouco a sensação térmica. "Em função da aproximação dessa frente, estamos com previsão de rajadas de vento moderadas a forte a partir da tarde, que devem se estender até o final da madrugada de sábado. Ela atingirá principalmente o litoral e poderá causar pancadas isoladas de chuva nas tardes de sábado e de domingo", explica.

O meteorologista adianta que, no sábado, os termômetros oscilarão entre a máxima de 30ºC e a mínima de 20ºC. Já no domingo, em ligeira elevação, as temperaturas irão variar entre a máxima de 32ºC e a mínima de 19ºC. "Não chega a ficar frio, mas já alivia", brinca, Thiago.

Curiosidade

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o dia mais quente da história da cidade do Rio de Janeiro foi em 26 de dezembro de 2012, quando foram registrados 43,2ºC, em Santa Cruz, Zona Oeste. O dia mais quente do mês de setembro, historicamente, ocorreu no dia 9, em 1997, quando termômetros chegaram aos 42,4ºC, na Restiga da Marambaia, também na Zona Oeste.

Você pode gostar