Por paulo.gomes

Rio - Uma explosão de grandes proporções num estabelecimento assustou os moradores de São Cristóvão na madrugada desta segunda-feira. Segundo a Defesa Civil, cerca de 40 imóveis foram atingidos de forma direta ou indiretamente com a explosão na Rua São Luiz Gonzaga. Entre os imóveis estão uma pizzaria, uma farmácia e 11 quitinetes que funcionavam em uma vila no fundo do local onde aconteceu o acidente. Os bombeiros retiraram sete pessoas dos escombros, entre elas uma criança e seis vítimas foram levadas para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro. Um dos feridos foi liberado no local.

Os feridos resgatados pelos bombeiros de seis quarteis e levados para o Souza Aguiar são: Ana Q. Araújo, de 38 anos, Valdecir Araújo, Mauro L. Araújo, de 44 e Jair C. Silva, de 27. Esses já foram medicados e liberados. Já Manoel L. Araújo, de 84, Maria Márcia, de 28, e Beatriz Araújo, de 9, seguem em observação.

Diversos imóveis ficaram destruídos após forte explosão na madrugada desta segunda-feira%2C em São CristóvãoLeitor Yano Maia / WhatsApp do DIA (98762-8248)

Após a explosão, houve um incêndio no prédio. O prefeito Eduardo Paes, que está no local, disse que “as cenas são impressionantes” devido à grande quantidade de ferro retorcido com o impacto da explosão, provocado pelo forte deslocamento de ar. Paes disse ainda que os bombeiros estão seguindo os protocolos de praxe e assim que termine a procura por vítimas, o tráfego começará a ser liberado gradativamente na região.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a explosão pode ter sido provocada por um vazamento de gás, devido a botijões instalados clandestinamente no local. O impacto da explosão foi tão forte que pôde ser ouvido a mais de dois quilômetros de distância, no bairro vizinho de Benfica. Portas de lojas ficaram destruídas, janelas de prédios da vizinhança tiveram os vidros estilhaçados e janelas de alumínio tiveram a estrutura retorcida.

A prefeitura do Rio, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego interditou o trânsito em toda a região de São Cristóvão. A área está sem luz e escolas públicas não vão funcionar no primeiro turno. As equipes de resgate estão usando cães farejadores para tentar localizar vítimas do desabamento que estejam soterradas. As lojas em frente ao local também foram atingidas, como uma agência do Bradesco, prédios residenciais e lojas. Hoje, por ser feriado do Dia do Comerciário, o comércio não abre.

Segundo o Corpo de Bombeiros%2C a explosão na Rua São Luiz Gonzaga pode ter sido provocada por um vazamento de gásLeitor Yano Maia / WhatsApp do DIA (98762-8248)

Segundo moradores da região, o restaurante que funcionava no prédio, passou por pequena reforma recentemente. O prefeito disse que foi informado pela Companhia de Gás do Rio (CEG) que o prédio não é abastecido por gás de rua, o que indica que o local tinha botijões. “É mais provável que seja uma explosão de gás, mas a gente precisa levantar isso com calma. São dados que ainda estamos levantando”, comentou.

Paes acrescentou que a prefeitura vai ajudar as vítimas da explosão e que as equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) já estão no local para prestar qualquer auxílio que for necessário. "Vamos aguardar ao longo do dia quais são as reais necessidades dessas pessoas. Demos sorte na questão da mobilidade, porque como hoje é feriado do comerciário nós vamos ter um movimento menor nas ruas".

Com informações da Agência Brasil

Você pode gostar