Por clarissa.sardenberg
Rio - Uma escola municipal e um posto de saúde de São Lourenço, no distrito de Campo do Coelho, em Nova Friburgo, foram destruídos pelo deslizamento de uma encosta na manhã deste sábado. A terra que desabou atravessou o local e atingiu também parte de uma residência, segundo o secretário municipal da Defesa Civil, coronel João Paulo Mori. Uma idosa sofreu ferimentos leves e foi encaminhada para o Hospital Municipal Raul Sertã.

O município está em alerta máximo por causa das fortes chuvas desde às 10h50 deste sábado e sirenes foram acionadas para alertar moradores de áreas de risco. Apesar do solo encharcado, de acordo com o secretário, não há outro registro de ocorrência grave na região.

Deslizamento de encosta atingiu escola em Nova Friburgo Reprodução Facebook

A Prefeitura acionou um plano de emergência envolvendo várias secretarias e equipes do Corpo de Bombeiros estão em prontidão. Na Avenida dos Ferroviários, em Duas Pedras, uma casa foi interditada por risco de desabamento nesta sexta-feira. 

A Região Serrana sofre com a forte chuva que atinge o estado do Rio desde esta sexta-feira. A água ultrapassou os limites no rio Quitandinha, em Petrópolis, no rio Paquequer, em Teresópolis, e rio Grande, município de Bom Jardim, a cerca de 20 quilômetros do município de Nova Friburgo, segundo o Alerta de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Deslizamento de encosta atingiu parte de casa e feriu idosa em Nova Friburgo Reprodução Facebook

Em Petrópolis, 28 pessoas estão desabrigadas, segundo a Defesa Civil. Foram registradas 170 ocorrências relacionadas à chuva, sem registros de vítimas ou feridos. O maior índice pluviométrico foi registrado em Pedro do Rio, com 150 milímetros em 24 horas. O município também está em estado de alerta.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, ocorreu um deslizamento de terra durante a madrugada deste sábado, com queda de barreira no bairro Roseiral, em Petrópolis. Quatro adultos e duas crianças foram retirados de casa pelos bombeiros. Ninguém ficou ferido Um dos acessos ao bairro Roseiral está interditado, devido à grande quantidade de lama que desceu da encosta. Não há previsão para liberação do trecho.

Água ultrapassou os limites no rio Quitandinha%2C em PetrópolisReprodução Internet

Centro-Sul Fluminense

Em Paraíba do Sul, no Centro-Sul Fluminense, o rio Paraíba do Sul transbordou, alagando ruas do Centro do município e diversos outros bairros. Os bairros Santo Antônio, Inema e Caminho de Dentro, onde fica o parque de exposições, também estão debaixo d'agua. Um rio que corta estas localidades também transbordou, deixando moradores desalojados. A Prefeitura decretou estado de calamidade pública. Ainda de acordo com as informações, o distrito de Matozinhos está inacessível.

Os bairros Santo Antônio%2C Inema e Caminho de Dentro foram os mais atingidos Reprodução Facebook