Rio - Os moradores de Queimados têm até o dia 26 para curtir as obras de novos pintores da região, na primeira exposição ‘Artistas Plásticos Locais’, na sede da Secretaria de Cultura. Mais de 400 pessoas já conferiram a mostra, que tem entrada gratuita.
Nela, nove artistas da cidade apresentam seus quadros. Entre eles, está a assistente de RH Bruna Cassimiro, de 21 anos. “Fiz um curso de artes aqui em Queimados há três anos e, desde então, treino em casa”, diz a moça.
Ela conta que chegou a ficar cinco horas por dia entre telas e pincéis. “Agora, com o trabalho, tenho menos tempo para me dedicar”, lamenta.
Bruna pinta desde os 16 anos e se inspira nas obras do pintor brasileiro Romero Britto. A artista queimadense sonha em trabalhar apenas como pintora, mas é realista: “Não é fácil, mas, se a pessoa tem talento e um pouco de sorte, dá para viver da arte”.
Ela afirma que é preciso resgatar a cultura brasileira pelo amor à arte, para que os profissionais sejam valorizados. “Cada quadro representa um sentimento do autor. Não é um simples objeto, mas uma manifestação artística”.
Outros nomes, como Alexandre Monssores, Rafael Mussel, Rafaela Bahia e Jeremias Cristino participam da exposição. É possível comprar e levar para casa as obras deles. Dez já foram reservados, por preços que variam de R$ 250 a R$ 1.200.
O secretário de Cultura, Antônio Almeida, explica que o objetivo do projeto é divulgar os artistas locais. “Preciso agradecer o apoio incondicional da secretária de Educação, Mírian Mota, que entende que a educação e a cultura precisam caminhar lado a lado. Estamos desenvolvendo vários projetos de intervenção cultural na cidade, inclusive, com teatro itinerante nos bairros”, adiantou.
Os próximos eventos já estão sendo programados, como a mostra de escultura em agosto e de fotos, com data ainda a ser definida.
A exposição ocupa o Espaço Cultural Professor Antônio Fraga, no saguão da Secretaria de Educação, na Praça dos Eucaliptos, e pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Já os que querem ver seus trabalhos expostos ainda podem se inscrever, gratuitamente, de segunda a sexta, de 9h às 17h, na sede da Secretaria de Cultura, na Rua Hernane 372, Vila do Tinguá.