O DIA no Grande Rio: Foco no lixo

Nova Iguaçu realiza Conferência de Meio Ambiente. Principal tema será o destino dos resíduos sólidos

Por thiago.antunes

Rio - Nova Iguaçu realiza no dia 3 de agosto sua 4ª Conferência de Meio Ambiente, tendo como tema principal a destinação dos resíduos sólidos. O ecologista Hélio Vanderlei, gerente de políticas públicas da ONG Onda Verde, sugere que entrem na pauta de discussões a coleta seletiva de lixo e ações para acabar com o que ele chama de microlixões.

São terrenos usados como depósito de detritos por moradores de rua, nas quais os caminhões não entram, seja por falta de asfalto e excesso de buracos ou por delcives acentuados.

Solução

Hélio Vanderlei propõe o uso de tratores, de garis comunitários e de contêineres para garantir a coleta eficiente e evitar que as pessoas joguem lixo e entulho em terrenos ou mesmo nas ruas. O ambientalista afirma, no entanto, que, para que as propostas tenham sucesso, é preciso acabar com os contratos emergenciais com empresas e adotar política permanente de coleta de resíduos sólidos.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia