Por julia.amin

Rio - Micros e pequenos empresários e microempreendedores individuais da Baixada terão em outubro oportunidade de aprender as regras para vender produtos e serviços para governos e instituições públicas. No dia 3, o Sebrae-RJ promove, no Centro Social São Vicente, o Patronato, em Nova Iguaçu, o Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais (Fomenta).

Será o primeiro evento do tipo na Baixada. A região, segundo o Sebrae, é a única do estado em que o número de microempreendedores individuais (75 mil) supera o de micro e pequenas empresas (58 mil). Eles representam 99% das empresas locais.

Durante o Fomenta%2C como o realizado em Friburgo em junho%2C técnicos ensinam aos empresários as regras e critérios estabelecidos por governosDivulgação


Décio Lima, coordenador do Sebrae-RJ na região da Baixada Fluminense I, que engloba nove cidades, explica que os números são consequência da redução de comerciantes informais. “A informalidade vem diminuindo desde 2009, quando o cidadão teve a opção de se tornar um microempreendedor individual. É um modelo mais fácil”, explica o técnico.

No evento, que é gratuito, haverá palestras técnicas, simulação de pregão eletrônico e cadastramento nos sistemas públicos de contratação. Os empresários participarão ainda de rodada de negócios, para apresentar produtos e serviços a compradores.

Segundo Décio Lima, apesar de as micro e pequenas empresas representarem quase a totalidade dos negócios na Baixada, são poucas as vendas para o poder público. “Vamos esclarecer dúvidas e explicar os cuidados para entrar em uma licitação, por exemplo”, diz o técnico.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone 0800-570-0800. O cadastro na rodada será feita no próprio dia do evento. A expectativa do Sebrae-RJ é que pelo menos 200 micro e pequenos empresários e microempreendedores individuais participem do encontro. O Patronato fica na Avenida Governador Portela 382, no Centro de Nova Iguaçu.

Para empresário, informação é vital

O microempresário Marcelino Ribeiro, 48 anos, já se inscreveu no Fomenta. Dono há 14 anos de uma loja de conveniência em Paracambi, ele é presença constante nos eventos promovidos pelo Sebrae. “Fiz 15 cursos e participei de inúmeros eventos nos últimos 12 anos”, revela.
Marcelino Ribeiro tem no currículo o curso Empretec, de gestão empresarial. Segundo ele, os conhecimentos adquiridos foram importantes para expandir os negócios.
Há um mês, ele inaugurou uma cafeteria ao lado de sua loja. “Aprendi a gerenciar e calcular riscos e isso foi fundamental. Todo micro e pequeno empresário deveria fazer esses curso”, sugere o microempresário, ansioso para participar do Fomenta.

Você pode gostar