Por juliana.stefanelli

Rio - Incentivar e despertar nas crianças o gosto pela literatura e pela leitura é uma das propostas do Colégio Equipe Grau. A partir do dia 21 de outubro, a unidade Ser e Crescer (Avenida Abílio Augusto Távora 537, Centro de Nova Iguaçu) iniciará a Semana Literária. Os alunos poderão desfrutar do contato com a arte em diversas formas, como atividades musicais, teatro, pintura, leitura e escrita de histórias, além de exposições e uma feira de livros.

O evento é promovido pelo colégio uma vez por ano, e em 2013 um dos destaques da Semana Literária será o lançamento do livro de poesias escrito por alunos das turmas do quinto ano. Um dos ‘poetinhas’ que terá seu texto publicado é o menino João Victor Ralha, 10 anos.

Ele escreveu uma poesia sobre o amor. “Gosto de uma menina do colégio, mas não tenho coragem de falar para ela. Escrevi minha poesia pensando nela”, diz, de forma inocente, o menino. No Equipe Grau, os alunos são estimulados a contar suas próprias histórias desde o primeiro ano do Ensino Fundamental.

Semana Literária incentiva crianças em escola da baixadaODia

A professora de Artes Thabata de Aguiar Fernandes explica que é importante levar a poesia ao conhecimento das crianças desde cedo para que possam desenvolver a criatividade em sala de aula. “Tudo o que eles constroem para eles é motivador, lhes dá prazer. Primeiro, têm contato com poesias já conhecidas para depois desenvolverem seus próprios textos”, explica Thabata.

Aos 7 anos, a aluna Júlia Nicolao já desperta o interesse pela leitura e escrita. Aluna do segundo ano, ela também escreveu uma poesia . “O tema foi ‘A minha casinha’. Recebi um certificado do festival de poesias e fiquei feliz”, comemora a jovem poeta.

As poesias escritas pelos alunos do quinto ano serão transformadas em um livro e cada um ganhará um exemplar no dia 23 de outubro. Nesse dia, eles participação de uma tarde de autógrafos em que os pais poderão ver o que seus filhos produziram.

A Semana Literária vai até o dia 25 de outubro. “A leitura enriquece o aluno e o transporta para mundo de sonhos e fantasias que só os livros podem proporcionar. Projetos como esses precisam ser valorizados”, ressalta Francisco Monteiro, um dos diretores do Equipe Grau.

Você pode gostar