Obra de alunos será lançada na Semana Literária do Colégio Equipe Grau

Crianças poderão entrar em contato com diversas atividades

Por juliana.stefanelli

Rio - Incentivar e despertar nas crianças o gosto pela literatura e pela leitura é uma das propostas do Colégio Equipe Grau. A partir do dia 21 de outubro, a unidade Ser e Crescer (Avenida Abílio Augusto Távora 537, Centro de Nova Iguaçu) iniciará a Semana Literária. Os alunos poderão desfrutar do contato com a arte em diversas formas, como atividades musicais, teatro, pintura, leitura e escrita de histórias, além de exposições e uma feira de livros.

O evento é promovido pelo colégio uma vez por ano, e em 2013 um dos destaques da Semana Literária será o lançamento do livro de poesias escrito por alunos das turmas do quinto ano. Um dos ‘poetinhas’ que terá seu texto publicado é o menino João Victor Ralha, 10 anos.

Ele escreveu uma poesia sobre o amor. “Gosto de uma menina do colégio, mas não tenho coragem de falar para ela. Escrevi minha poesia pensando nela”, diz, de forma inocente, o menino. No Equipe Grau, os alunos são estimulados a contar suas próprias histórias desde o primeiro ano do Ensino Fundamental.

Semana Literária incentiva crianças em escola da baixadaODia

A professora de Artes Thabata de Aguiar Fernandes explica que é importante levar a poesia ao conhecimento das crianças desde cedo para que possam desenvolver a criatividade em sala de aula. “Tudo o que eles constroem para eles é motivador, lhes dá prazer. Primeiro, têm contato com poesias já conhecidas para depois desenvolverem seus próprios textos”, explica Thabata.

Aos 7 anos, a aluna Júlia Nicolao já desperta o interesse pela leitura e escrita. Aluna do segundo ano, ela também escreveu uma poesia . “O tema foi ‘A minha casinha’. Recebi um certificado do festival de poesias e fiquei feliz”, comemora a jovem poeta.

As poesias escritas pelos alunos do quinto ano serão transformadas em um livro e cada um ganhará um exemplar no dia 23 de outubro. Nesse dia, eles participação de uma tarde de autógrafos em que os pais poderão ver o que seus filhos produziram.

A Semana Literária vai até o dia 25 de outubro. “A leitura enriquece o aluno e o transporta para mundo de sonhos e fantasias que só os livros podem proporcionar. Projetos como esses precisam ser valorizados”, ressalta Francisco Monteiro, um dos diretores do Equipe Grau.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia