Por bianca.lobianco

Rio - A Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu está convocando as mulheres da cidade para uma caminhada na quarta-feira, com saída às 9h da porta da prefeitura, no Centro. Mas, em vez de protesto, a manifestação vai alertar sobre a importância da mamografia, exame que permite identificar o câncer de mama.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior, explica que a decisão de fazer caminhada surgiu da constatação de que o número de exames na cidade está abaixo da capacidade. As duas clínicas particulares conveniadas à prefeitura podem fazer mais de dois mil exames por mês, mas são feitos menos de mil.

Odacir é atendida pelo médico Wandir Moreira no Hospital da PosseDivulgação

Teixeira Junior avisa que, na caminhada, serão distribuídos panfletos explicando a importância do exame e que as mulheres com mais de 40 anos precisam apenas de uma indicação de um posto de saúde. O encaminhamento pode ser feito por um enfermeiro, após avaliação. “Basta pegar a guia e ir à clínica, sem burocracia”, diz o secretário.

Ele lembra que o câncer de mama pode ser tratado e curado, desde que identificado logo. Foi o que aconteceu com a dona de casa Odacir da Silva Lima, 76. Há sete anos, ela sentiu uma coceira no seio e procurou o médico.

O exame identificou um nódulo, que foi retirado numa cirurgia. Dona Odacir hoje está bem e faz acompanhamento no Hospital da Posse.

Você pode gostar