Alunos da rede municipal ganham RioCard em Nova Iguaçu

Benefício começa a ser usado nesta segunda-feira. Município é o segundo da Baixada Fluminense a adotar o cartão

Por paulo.gomes

Rio - O aluno da rede municipal de Nova Iguaçu que precisa ir de ônibus para escola a partir de desta segunda-feira terá de portar o RioCard Estudante. Os cartões, entregues na semana passada, garantem gratuidade aos estudantes que moram a mais de um quilômetro da escola e a alunos com necessidades especiais e seus responsáveis.

Cartões vão garantir a gratuidade a sete mil alunos que moram a mais de um quilômetro da escolaDivulgação

O sistema de bilhetagem eletrônica foi instituído por meio de lei municipal, em dezembro do ano passado, e abrange as 12 empresas que operam as 80 linhas do município. Com isso, Nova Iguaçu torna-se o segundo município da Baixada Fluminense a adotar o passe eletrônico. Duque de Caxias foi o primeiro.

Morador de Jardim Corumbá, o estudante Felipe de Oliveira Araújo, 11 anos, foi um dos sete mil alunos que receberam o RioCard Estudante. Para o menino, o cartão eletrônico fará com que ele e os colegas deixem de passar humilhação na hora embarcar em ônibus municipais.

Pais no controle

“Muitas vezes, quando usava o passe escolar, os motoristas não nos deixavam entrar ou não paravam para nós”, lembrou Felipe, que é aluno do 5º ano da Escola Municipal Heitor Dantas.

Na solenidade de entrega dos cartões, que contou com apenas seis alunos e vários diretores da rede municipal, o prefeito Nelson Bornier afirmou que a implantação do sistema foi discutida com pais e educadores. “Foi um ganho para educação”, afirmou.Bornier acrescentou que a partir do sistema os pais também terão controle sobre os passos dos filhos. Pelo itinerário, poderão saber se os filhos foram ou não à escola.

“Este é um compromisso social”, ressaltou a secretária de Educação, Aparecida Rosestola, lembrando que os responsáveis pelos alunos com necessidades especiais precisam solicitar a gratuidade na Secretaria de Ação Social. Para isso, a prefeitura disponibilizou três telefones para a população tirar suas dúvidas: 2667-0485 e 2668-2250.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia