Por helio.almeida

Rio - Beneficiando através do esporte, e promovendo a educação de 3.500 jovens com idades entre 14 e 17 anos, a 17ª edição dos Jogos da Baixada começou ontem na Vila Olímpica de Duque de Caxias. A cerimônia de abertura do evento promovido pelo jornal O DIA, que já revelou atletas como o jogador de futebol Cidinho, meia do Botafogo, contou com prefeitos de municípios da região e com diretores do jornal.

O prefeito de Duque de Caxias%2C Alexandre Cardoso%2C discursou na Vila Olímpica para adolescentes que representarão municípios da BaixadaFred Borba

A atual edição dos Jogos terá um grande incentivo aos participantes, e a novidade foi anunciada por Alexandre Cardoso, prefeito de Caxias: “Os dois atletas de maior destaque serão premiados por uma empresa que vai oferecer intercâmbio de três semanas na universidade de Oxford, na Inglaterra”, disse Alexandre. “O critério não será apenas a pontuação nas provas, mas também o espírito de liderança, a ética e o trabalho em equipe”, acrescentou.

Diretor de Redacao do DIA, Aziz Filho falou sobre a importância do esporte como fator de desenvolvimento social, lembrando ainda que um dos critérios para a participação nos Jogos é a matricula escola.

“É uma honra para O DIA, com sua longa história de amor à Baixada, fomentar o esporte na luta contra a exclusão social, fortalecendo os laços familiares. Aos prefeitos, pedimos investimentos pesados na educação e no esporte. Nenhum centavo desses investimentos sera um dinheiro desperdiçado”, afirmou Aziz.

O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, exaltou a presença historica do jornal na Baixada, mostrando nao apenas os problemas, mas tambem tudo o que a regiao tem de bom. Ao ladodo prefeito Gelsinho Guerreiro, de Mesquita, o jogador Cidinho se emocionou ao recordar quando defendeu o município, em 2008 e 2009.

“Vejo esses meninos e lembro da minha história. Usei o esporte para realizar meus sonhos. Torço para que cada um consiga fazer o mesmo”, disse o atleta do Botafogo.

Sonhando com futuro semelhante, os adolescentes Jean Cândido, de 17 anos, Michael Tamas, 15, e Fabrício Borges, 16, que vão representar São João de Meriti, mostraram a empolgação dos jovens inscritos. “Eu e o Michael queremos jogar no Flamengo. O Fabrício quer mais, disse que vai para o Arsenal. Do jeito que joga bem, vai conseguir.

Para o professor Antônio Carlos Prazeres, idealizador e coordenador dos Jogos, a parceria do DIA com a Baixada mostra que a região tem qualidades. “Aqui não há só tiroteio, mas muitas crianças talentosas, que sonham ser atletas”, ressaltou.

Participaram também da festa os prefeitos Nelson Bornier, de Nova Iguaçu, Alessandro Calazans, de Nilópolis, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, de Japeri, e Nestor Vidal, de Magé.

Judô é nova modalidade

Entre as nove modalidades esportivas, a novidade é o judô. Além dele, haverá futsal, futebol, handebol, vôlei, basquete, xadrez, natação e atletismo, modalidade que premiou diversas vezes a equipe de Nova Iguaçu. “É uma história bacana, porque os atletas eram de uma região muito pobre, do Ciep de Cabuçu. A dedicação foi grande e o resultado positivo. Vários deles foram os primeiros da família a conseguir se formar na faculdade”, lembra Adriano Santos, secretário de Esportes de Nova Iguaçu.

Em 2014, os Jogos da Baixada ocorrerão em abril, maio e junho nas categorias Sub 17 e Sub 14, para homens e mulheres. Sete cidades receberão as provas: Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Seropédica, Magé e Queimados.

Você pode gostar