Por ramon.tadeu

Rio - A história de um dos maiores saques populares no Brasil, em 1962, vai ser contada terça no Cinema Santa Rosa, no Centro de Duque de Caxias, de hora em hora, das 13h às 21h, com o documentário ‘1962 O Ano do Saque’. A entrada custa R$ 5.

O filme mostra a crise política na época em que os produtos alimentícios eram vendidos a preços altos, provocando uma greve geral no país. Em Caxias, a população se aglomerou de madrugada na Praça do Pacificador e depois iniciou um quebra-quebra na cidade que precisou do Exército para ser contida.

Filme mostra população saqueando lojas em 1962 e os recentes protestosDivulgação

Dirigido pelos cineastas Rodrigo Dutra e Victor Ferreira, o longa mostra também imagens das manifestações que aconteceram no ano passado em Caxias, resultado dos protestos que tomaram as ruas do país em junho. O filme já teve participação no Cineport — Festival Internacional de Filmes de Língua Portuguesa — e estará também do Vercine, o Festival de Cinema de Duque de Caxias.

Passados mais de meio século desde 1962, Rodrigo acredita que o momento atual brasileiro é muito parecido com o contexto daquela época. “As pessoas roubaram novamente as lojas 51 anos depois do saque. Porém, agora com outros motivos políticos. Essa dialética também está no filme”, explica Dutra.

Você pode gostar