Exposição 'Estação Cultural' vai até quarta na Casa de Cultura de Itaguaí

A mostra conta com documentos e fotos. O objetivo é fazer uma viagem pelo sistema de transporte ferroviário

Por ramon.tadeu

Rio - Até quarta-feita, das 9h às 17h, acontece a exposição ‘Estação Cultural’, na Casa de Cultura de Itaguaí, antiga Estação Ferroviária do município. Com o tema ‘Embarque nessa ideia e juntos trilharemos novos caminhos’, o objetivo da mostra é fazer uma viagem pelo sistema de transporte que fundou a cidade, centralizou a vida da população, serviu como agência de correios e trouxe o progresso.

Antiga Estação Ferroviária do municípioDivulgação

Na exposição, fotos e documentos que contam um pouco das histórias das estações ferroviárias Central do Brasil e Leopoldina, com um foco maior na de Itaguaí, responsável pelo percurso até Mangaratiba, tradicionalmente conhecido como ‘Trem Macaquinho’.

A Casa de Cultura de Itaguaí foi criada em 2006, no prédio da antiga estação que já estava desativado. “A ideia é criar um link entre essas duas situações: a atual e a anterior. Mostrar como a antiga estação foi importante para o município e como esta nova gestão está trilhando um novo caminho”, afirmou a diretora da Casa de Cultura, Rowena Santiago.

A Casa de Cultura de Itaguaí fica na Rua Ismael Cavalcante, no Centro. Informações pelo telefone: 2688-6052.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia