Rio - Cerca de quatro ou cinco mil anos antes da invenção da pizza de batata-frita, disponível em rodízios iguaçuanos contemporâneos, dizem historiadores que os egípcios comemoravam o aniversário dos faraós com pães achatados e cobertos de ervas, versão ancestral do redonda que hoje encanta gregos e troianos. Da forma como a conhecemos, a pizza pintou em Nápoles, onde antes do Renascimento já era vendida em fornos pelas ruas, coberta de queijo.
A virada ocorreu em 1889, com a visita à cidade italiana do rei Humberto e da rainha Margherita (reconheceu?). Para ela foi criado o famoso sabor com as cores da bandeira da Itália: muçarela de búfala (branco), tomate (vermelho) e manjericão (verde).
Já não se fazem mais rainhas ou pizzas como antigamente, e a chave para o sucesso daquelas que saem do forno a mais de 300 graus parece estar nas combinações elaboradas de sabor, muitos elementos reunidos e um bom chope, vinho ou refrigerante para companhar. É assim que a banda toca na festeira Nova Iguaçu, terra de massas finas e crocantes, ideais para a degustação no bar, entre amigos.
É o caso da Abracadabra (2667-7597), versada na boemia e com música ao vivo todo dia para acopanhar pizzas como a Sabore, feita com muçarela, molho de tomate, lombo canadense, provolone, champignon e manjericão, a Bacalhau, de muçarela, molho de tomate, bacalhau desfiado e azeitonas pretas, e a Caipira, disco temático que leva muçarela, molho de tomate, calabresa, frango desfiado, milho e bacon (na foto).
A Pit Point (2667-2316), por sua vez, tira do forno com base de pedra mais de 40 sabores, começando pela Pit Point, com palmito, catupiry e gergelim. Ou a Don Corleone, coberta de champignon, catupiry e parmesão.
Ambiente mais requintado e de restaurante, boa pedida para fazer bonito em jantar a dois, a Pizza e Pasta (2667-5696) criou sabor que leva ao delírio os fãs de queijo. É a Cinco Queijos, ao forno com catupiry, gorgonzola, parmesão e provolone. E no rodízio do Império D’Itália (2668-0299) o bicho pega na criatividade sem fronteiras. Ou melhor, os bichos. Além da batata, tem pizza de picanha, coração de galinha e por aí vai. É a política do vale-tudo por cima.