Por ramon.tadeu

Rio - As ruas de Nilópolis começam a ser vigiadas a partir de amanhã pelas 62 câmeras de segurança que estão espalhadas por toda a cidade. Para identificá-las, basta olhar para o alto de todos os postes pintados de amarelo. O projeto audacioso animou o prefeito Alessandro Calazans a dar entrada no ‘Guinness Book’ (livro dos recordes), para que Nilópolis seja reconhecida como a mais monitorada do Brasil. “Já somos”, garante o prefeito.

Central foi instalada na Praça Vereador Orlando Hungria%2C Centro. Imagens serão acompanhadas em tempo realCacau Fernandes / Agência O Dia

As imagens, em 12 telas, serão acompanhadas em tempo real por agentes da Guarda Municipal e policiais militares do 20º BPM (Mesquita), na Central de Monitoramento, instalada na Praça Vereador Orlando Hungria, na Avenida Mirandela, no Centro.

Outras oito câmeras ainda devem ser instaladas em menos de 15 dias. “Ficarão espalhados em 14 entradas e saídas de Nilópolis. Será um verdadeiro ‘Big Brother’. Esse esquema era necessário por causa do alto índice de roubo de carros e a pedestres”, conta o prefeito.

De janeiro a março, segundo dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública, na 57ª DP (Nilópolis), foram registrados 216 roubos de veículos e 356 roubos a pedestres (87 e 107 casos a mais, respectivamente, comparado ao mesmo período no ano passado).

As câmeras de segurança, que filmam, gravam e giram em 360 graus, terão um custo de R$ 1 milhão para manutenção anual. Elas vão ajudar na identificação de criminosos, como os que roubaram o carro da primeira-dama Érika Calazans, na última quinta-feira, no bairro Cabral. Foi o segundo assalto sofrido por ela em menos de 15 dias — o primeiro aconteceu no K-11, em Nova Iguaçu.

Segundo o comandante do 20º BPM (Mesquita), Almyr Mendonça, com as câmeras, o policiamento será mais ágil. “Vai nos permitir acompanhar ações criminosas e orientar os PMs pelo rádio”, conta. Moradora do Paiol, a estudante Monique de Oliveira, 17, tem medo de assalto e não sai de casa aopós às 22h. “Espero que as câmeras nos dê mais segurança ”, afirma.

Para formar um cinturão de segurança, Nilópolis vai inaugurar em 20 dias uma cabine blindada em Novo Horizonte, onde será contruída a Companhia Destacada da PM, que ficará pronta em 60 dias. “Os policiais não vão precisar ir ao batalhão”, garante o secretário de Segurança Pública, Felipe Cavalcanti.

Prefeito Alessandro Calazans acompanha imagens da cidade pelo celularCacau Fernandes / Agência O Dia

Fiscalização de entulho irregular

Pelo celular, Alessandro Calazans vai poder acompanhar todas as imagens de Nilópolis através de um aplicativo no celular. “Também vou poder fiscalizar o despejo irregular de entulhos, um problema em nossa cidade”, afirma o prefeito.

Nilópolis é a segunda cidade da Baixada a receber uma Central de Monitoramento. Em agosto de 2013, Duque de Caxias inaugurou a Central de Videomonitoramento com 17 câmeras no Centro. A expectativa é que até o fim de 2016 o sistema atenda outras regiões.

Você pode gostar