Por felipe.carvalho

Uma eleição inusitada tem chamado a atenção dos moradores e melhorado o desempenho de estudantes do Colégio Estadual Sargento Wolff, no bairro Lote XV, em Belford Roxo. Empolgados com o desafio, os alunos de História e de Filosofia estudaram a fundo o passado político do Brasil para defender seus candidatos à Presidência: Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Emílio Médici e João Baptista Figueiredo.

Para disputar os 1.256 votos (número de alunos da escola), os ‘cabos eleitorais’ entraram no clima de campanha. Usaram cartazes, faixas, santinhos, camisetas e adesivos, além de apresentações em salas de aula, e promoveram até debate político.

Para o estudante Lucas Terêncio, de 16 anos, o projeto estimulou o exercício da cidadania. “Além de lembrarmos a história política do país, aprendemos a dar mais importância ao voto. Muitos aqui vão as urnas pela primeira vez”, ressalta.

Após a campanha, votação foi na quinta-feira. Resultado só amanhãDivulgação

De acordo com a professora Maria Cardozo dos Passos, responsável pela iniciativa, o objetivo é usar a prática da eleição para o desenvolvimento de uma reflexão política. “O voto é uma ferramenta de transformação para toda a sociedade”, frisa Maria.

O desempenho vai resultar em bônus nas notas escolares. Os alunos ganharão até três pontos na média de História e Filosofia. “Quem sai vitoriosa é toda a unidade escolar, por ajudar a construir a cidadania”, comemora a diretora Silvana Rodrigues. A votação foi realizada na quinta-feira, e o resultado será divulgado amanhã.

Você pode gostar