Por felipe.carvalho

Quando a empresária Ana Luiza Mota era criança, havia uma regra deliciosa que controlava a bagunça e adoçava o cotidiano: se as crianças se comportassem, tinha direito a comer banana split nas Lojas Americanas de Realengo, no Rio. Hoje, pouco se vê por aí a farta sobremesa, mas Ana resgatou as boas lembranças e delas fez um inédito ‘pastel split’: o recheio em sabores como Nutella com morango, por exemplo, e a massa quente afogada em sorvete e calda.

A história mostra o quanto de paixão e dedicação há no empreendimento de caráter e serviço únicos em Nova Iguaçu: a Chaplin Pastelaria Gourmet, que ganhou nome e decoração baseada no pioneiro do humor e do cinema. A loja foi um presente para os filhos, e conquistou toda a família.

Se o cardápio de pastéis preparados na hora apresenta sabores distintos como frango com ameixa, queijo brie com damasco, pernil com abacaxi, pepperoni com ricota, e doce de abóbora com coco e queijo branco, a criatividade contou com dedicada pesquisa entre Rio e São Paulo.

Chaplin Pastelaria Gourmet: a invenção do ‘pastel split’Alberto Aquino

Ana visitou não apenas o Mercado Municipal paulistano, mas a pastelaria gourmet aberta por um ex-chef do prestigiado Grupo Fasano. Tirou suas conclusões e formou estilo próprio, no qual os pastéis são enfeitados por frutas ou ervas na apresentação dos pratos. E o ambiente ganha perfume de baunilha para estimular a degustação.

A pastelaria tem algumas opções de vinhos chilenos e portugueses e, para a turma da saúde, sai aquela tigela de açaí com granola, banana e mel. O menu traz ainda petiscos como linguiça frita, ou carne seca com aipim. Mas o forte são mesmo os quitutes de massa frita em forma de meia lua, que estão entre os petiscos mais queridos em balcões de todo o Brasil, vendidos pelo preço médio de R$ 4,90. Novidade, a música ao vivo é atração quinzenal, sempre às quintas, em noites temáticas. Dia 9 haverá tributo a Renato Russo, que morreu dia 11 e é um dos ídolos de Ana e da família. Será que ele gostava de pastel? Duvido que resistisse à legião de sabores criativos e afinados do Chaplin.

Você pode gostar