O aposentado Rogério da Rocha Carvalho, de 78 anos, tirou os pescados da lista de compras do supermercado. Há 12 anos, ele vai pelo menos uma vez por semana à Casa do Peixe (Avenida Doutor Arruda Negreiros 26, Centro, São João de Meriti), onde encontra moluscos e crustáceos frescos a toda hora.
Diariamente, a casa está sempre cheia de clientes de várias cidades da região à procura da qualidade dos produtos e dos preços em conta. “Aqui, levo um quilo de siri por apenas R$ 12,99, sem contar que é muito mais fresquinho. Quando a gente vê a quantidade de funcionários cuidando da loja, dos peixes e dos balcões, dá gosto”, elogia o morador, que é vizinho da peixaria.

Um dos diferenciais da casa é o autosserviço: o freguês escolhe seu fruto do mar com as próprias mãos. Para garantir a qualidade dos mais de 200 tipos de peixes vendidos no local, os funcionários repõem os balcões, em média, 23 vezes por dia.
“Quando você tem duas padarias perto de casa, qual é a que vende mais? Certamente aquela que tem pão fresco o tempo todo. Esse é o lema da Casa do Peixe. A gente não trabalha com peixe sem vergonha”, comenta o proprietário, conhecido como Alcides, um cearense de 50 anos que entende de peixe desde os 6, quando enxergou na pescaria uma saída para matar a fome no interior do sertão.
A Casa do Peixe abre às 5h todos os dias da semana. O funcionamento vai até as 19h de segunda a sábado, e até as 13h aos domingos.