Com rock e papo cabeça, jovens, artistas e ativistas se reunirão no sábado, das 14h às 17h, no Terreirão das Ideias, na Avenida Nilo Peçanha 633, no Centro de Duque de Caxias para pensar soluções para a violência na juventude. O encontro faz parte da campanha Garotas, Roque e Novas Ideias por uma Baixada sem Violência, lançada este mês pelo grupo Roque Pense!.
O objetivo é promover uma série de ações e discutir o aumento dos casos de violência doméstica, que vitima muitos jovens na Baixada Fluminense. Para abrir a sequencia de reuniões, a do sábado misturará apresentações musicais, debates e relatos de casos de agressões a mulheres.

Em encontros anteriores, o grupo já discutiu a Lei Maria da Penha e a educação não sexista. Agora, tem destacado os tipos de violência vivenciados por ambos os sexos, como a violência psicológica, inclusive em sites.
Giordana Moreira, uma das criadoras do Roque Pense!, diz que um dos objetivos é usar a cultura e a música como ferramentas contra a violência. Ela explica que as participantes do debate produzem rock e cultura urbana e sobem ao palco para tocar e discutir ideias. “O fato de estarem ali já aponta que não estão presentes de forma igual nesse universo. Daí discutem as causas desta desigualdade ”, afirma Giordana.