Os olhos da pedagoga Elizabeth Leão Ferreira de Melo Lichotti, de 37 anos, conhecida como Tia Beth, brilham e ficam marejados quando fala da missão que abraça desde 1999. Aquele ano foi o de inauguração do Centro Educacional Mundo dos Baixinhos — Cemb (Rua Camila César 81, Centro de São João de Meriti, tel.: 3756-0176), projeto da educadora que abre mão dos métodos tradicionais de ensino em defesa de um ambiente escolar vivo e atual, capaz de identificar e trabalhar as dificuldades e os potenciais de cada aluno.
Ela diz que acredita que cada indivíduo tem uma capacidade de aprendizagem particular e que o papel da escola é se enquadrar a cada uma dessas particularidades. “O mestre precisa ser um amigo do aluno e estar bem sensível aos problemas pessoais das crianças. Um educador trabalha com os sonhos de outras pessoas. Existe coisa mais romântica do que fazer parte para sempre da vida de alguém?”, diz a diretora.

O Cemb tem creche para crianças a partir de 2 anos, Educação Infantil e Ensino Fundamental I (primeiro ao quinto ano). Cada turma tem, no máximo, 15 alunos. Elizabeth gosta das salas reduzidas, priorizando a educação construtivista e humanizada e um trabalho mais qualitativo do que quantitativo.
Oferecer aos alunos do Ensino Fundamental amplo conhecimento da Língua Portuguesa é outro compromisso da proposta pedagógica do Cemb. Por isso, a disciplina é dividida em aulas exclusivas de ortografia, gramática e produção textual.
A escola promove ainda atividades extracurriculares, como aulas de capoeira e de dança, além de projetos que buscam estimular nos pequenos o pensamento crítico. A partir de 2015, os pais poderão monitorar os filhos em tempo real no colégio através de um aplicativo na internet.