Com mercados sempre aquecidos, as áreas da metalurgia, siderurgia e petróleo e gás têm demandas cada vez maiores por profissionais qualificados. E, como dita a lei dos negócios, a junção de baixa oferta com alta procura é sinônimo de remunerações atraentes.

Uma boa opção para os interessados em apostar no setor é a formação técnica em caldeiraria e estruturas metálicas. O curso é oferecido na Escola Técnica Atenew (Alameda Francisco de Miranda lote 9, quadra 01, Jardim Primavera, Duque de Caxias, tel.: 3654-4011).
O técnico em caldeiraria e estruturas metálicas faz traçagem, montagem, soldagem e acabamento de equipamentos metálicos usados em refinarias, plataformas de petróleo e estaleiros. Segundo o diretor do curso, Manoel Benedito Serra da Costa, o salário médio inicial gira em torno de R$ 3 mil. A Atenew foi a primeira instituição do Brasil a lançar a modalidade.
Renato Alencar conseguiu uma oportunidade na área quando ainda estudava na Escola Técnica Atenew. Ele foi aprovado no programa de estágio da multinacional White Martins e foi efetivado.
Aos 24 anos, o técnico cursa o terceiro período da faculdade de Engenharia Mecânica. “Tenho certeza de que a formação técnica foi fundamental para minha ascensão profissional e que terei outras oportunidades na empresa por conta do meu constante aprimoramento. O importante é estar sempre disposto a se qualificar e estar atento às chances de crescimento no mercado”, aposta Alencar.