
As mesinhas com tampos de ladrilhos hidráulicos são como ilhas, cercadas de cervejas por todos os lados. As garrafas revestem as paredes nas estantes de madeira, formando um mosaico de cores e estilos de diversos países, privilegiando as grandes escolas alemã, belga, inglesa e americana, sem esquecer de bons rótulos da crescente produção artesanal de cerveja brasileira.
Por trás do Best Beer, que leva Nova Iguaçu a outro patamar quando o assunto é cerveja, está um casal com história nos balcões. Laudo foi pioneiro nas garrafas importadas na cidade, quando abriu bar na universidade Estácio de Sá, em 2008, e a esposa Márcia cuida dos petiscos incrementados.
Por exemplo, a farofa de rã. Uma receita de família levada para o salão do bar, que pode ser regada a louras tremendas como a belga Delirium Tremens, que já foi eleita a melhor cerveja do mundo. Ou os bolinhos de feijoada, que os donos garantem ser inesquecíveis. A polenta com linguiça calabresa é outro tira-gosto que pede um bom ‘suco de cevada’ no copo. E são mais de 100 rótulos.
Daqui a um mês, a casa receberá uma chopeira com três torneiras que a tornarão ainda mais especial, inaugurando na região os chopes artesanais. A intenção é promover a oferta de trios como, por exemplo, o belga Gulden Draak, escuro e potente, com 10,5% de teor alcoólico; os deliciosos da St. Bernardus, série de receitas de abadia da Bélgica, e a nacional Colorado Apia, já conhecida cerveja de trigo, feita em Ribeirão Preto (SP), que leva mel na fórmula.
Ex-funcionário da Mercedes-Benz, onde trabalhou por 24 anos e vendeu caminhões, Laudo viajou pelo mundo e visitou muitos bares, formatando o sonho agora realizado. Hoje a potência está nas garrafas.
BEST BEER. Travessa França Soares 14, Centro de Nova Iguaçu (3488-0420). Almoço de domingo a sexta, das 11h às 15h. À noite, de terça a sábado, das 17h30 à 0h. Aceita todos os cartões.