Por marcelle.silva

O ano era 1987 quando a pedagoga Rute de Assis Côrtes e suas três irmãs se uniram para iniciar um trabalho desafiador: levar educação a uma região da Baixada até então relegada à estagnação social e assolada pela violência. Passados 27 anos, o Jardim Escola Patinho Feliz (Rua Doutor Furquim Mendes 460, Centenário, Duque de Caxias, tel.: 2771-0791), que surgiu com as atenções voltadas para o pré-escolar, formará, agora, a primeira turma do nono ano do Ensino Fundamental.

A maioria dos formandos do 9º ano cresceu no parquinho da escolaEstefan Radovicz / Agência O Dia

A educadora se emociona ao ver as fronteiras do projeto se expandindo. “Há quatro anos, apostamos em dois lançamentos que deram certo: a creche para crianças a partir de 4 meses e o Ensino Fundamental II. O sucesso foi uma surpresa muito grande para nós, principalmente porque estamos em um bairro carente. Esse sonho só foi possível porque sempre valorizamos a qualidade em vez de quantidade”, diz a diretora.

A qualidade mencionada por Rute é reconhecida além dos muros da escola. Recentemente, uma aluna do 9º ano foi homenageada pelo prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, no Teatro Municipal Raul Cortez. Larissa da Silva Cruz Estevam, de 14 anos, que estuda no Patinho Feliz desde os 4, recebeu a honraria por ter se destacado entre os demais alunos do curso preparatório para o Ensino Médio da Fundec (Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais). Além disso, na última prova da Ceperj (Fundação Centro Estadual de Estátísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro), o aluno que tirou menor nota só errou quatro questões.

O Patinho Feliz recebe crianças do berçário ao nono ano. Os alunos a partir do sexto contam com curso preparatório para escolas federais e estaduais. A creche e a educação infantil funcionam em horários integral e parcial.

Você pode gostar