A turma da Melhor Idade da Baixada não quer saber de ficar parada. Xô, sedentarismo! Os dias e as noites são de disposição, suor e, principalmente, de cuidados com a saúde em pelo menos sete cidades da região. Há aulas de musculação, hidroginástica, natação, pilates e até de zumba. E o melhor, tudo de graça.
Depois de perder 25 quilos em apenas um ano, a aposentada Maria Ferreira, 70, é exemplo a ser seguido entre alunas da Academia da Terceira Idade da Vila Olímpica de Mesquita. “Cheguei com 110 quilos. Faço dança, caminhada e musculação. Vivia cansada. Tudo melhorou”.
Já a moradora de Queimados Rita de Cássia, 57, venceu a depressão após sofrer um acidente automobilístico há pouco mais de dois anos. Ela faz musculação e hidroginástica no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI) que fica anexo à Vila Olímpica do município. “Sofri um grave acidente de carro e faturei a coluna. Tive medo de ficar paraplégica e usei uma cinta por meses. Quando percebi que estava entrando em depressão, comecei a atividade. Foi a salvação”, ressalta.
Programação das prefeituras
O Centro de Convivência do Idoso de Guapimirim, no Centro, funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. A unidade oferece aulas de ginástica, musculação, arte, informática, gastronomia, artesanato, consultas médicas, além de dança de salão e zumba. Para participar, é preciso ter 60 anos ou mais. Já em São João de Meriti cerca de seis mil idosos realizam consultas médicas periódicas e, nas manhãs de terças e quintas-feiras, fazem aulas de ginástica e alongamento. Ambas as atividades acontecem na sede da subsecretaria da Melhor Idade (Rua Panamense s/n, Vilar dos Teles).
O Espaço Municipal da Terceira Idade de Nova Iguaçu funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no bairro da Luz. Mais de mil idosos fazem hidroterapia, dança de salão, alongamento, yoga, teatro, entre outros. Em Japeri, mais de 150 idosos praticam hidroginástica no Ciep 207, em Engenheiro Pedreira e cerca de 400 fazem ginástica em Nova Belém, Mucajá, Alecrim, Santa Amélia, Campo do Barcelona e Centro. Já em Seropédica, as atividades acontecem nos cinco Núcleos de Convivência da Terceira Idade espalhados por Campo Lindo, Centro, Vera Cruz, Canto do Rio e Jardim Maracanã.