O cheiro e a quantidade de lixo nas ruas não deixa dúvidas do descaso com a coleta de lixo. A ausência da coleta de lixo regular, em São João de Meriti, tem atormentado os moradores de diversos bairros.
Quem lê a mensagem de 'volte sempre' estampada embaixo do viaduto, na Rua Inácio Serra, no bairro Tomazinho, com certeza não deseja voltar ao se deparar com a quantidade de lixo no local. "Este lixo aqui já virou rotina, todos os dias fica desse jeito e o cheiro é insuportável", diz Adrivânia Barbosa, 24. Situação pior é dos moradors da Estrada da Fábrica e da Rua São Francisco de Assis. "Há oito meses isso aqui virou um depósito de lixo porque a coleta não passa, alegando que aqui é área de risco, temos vergonha desta situação, a prefeitura largou o bairro", disse um morador que não quis se identificar por medo de represálias. "Na prefeitura é difícil falar com alguém que resolva nosso problema", reclama outra moradora.
Em São Mateus, a mesma reclamação. "Tem um mês a coleta está bem irregular, o lixo só acumula e a situação piora", afirma o corretor de seguros Marcos Vinícius Braga,53.
Nem uma das principais avenidas da cidade escapou do problema. Na Avenida Automóvel Clube, no Centro, o lixo também não foi recolhido. "Estamos vivendo uma das piores épocas da cidade, quando o lixeiro passa é uma vez na semana", reclama o auxiliar de serviços gerais, Carlos Luís dos Santos, 57.
O militar Peterson Martins, 27, morador de Coelho da Rocha, afirma que há uma semana a coleta da Rua Eronides Martins não é realizada. "A cidade está horrível, é muito lixo acumulado por todo lado.Pelas redes sociais moradores dos bairros Vilar dos Teles, Vila Rosali, Vila São João, Vila Ruth, Jardim Botânico e Jardim Primavera também reclamaram da falta de coleta de lixo na cidade e afirmam que a prefeitura não teria feito o pagamento da empresa que cuida do recolhimento do lixo e, por isto o serviço estaria irregular.
Apesar das reclamações dos moradores e de muito lixo por diversas ruas de diferentes bairros, a prefeitura de São João de Meriti afirmou que a coleta de lixo está regular e que há uma semana houve um problema técnico pontual e algumas regiões foram prejudicadas, mas já que o problema já foi resolvido. Sobre a falta de pagamento da empresa que faz a coleta na cidade, a prefeitura negou que isto tenha acontecido.
Reportagem de Aline Cavalcante