Por marcelle.abreu

Para atender a demanda de pacientes que buscam tratamento odontológico, fugindo dos números de brasileiros que não frequentam dentistas, os programas Brasil Sorridente do Governo Federal e o Saúde Bucal, das prefeituras da Baixada Fluminense criaram os centros de Especialidades Odontológicas (CEO), que são cadastrados em estabelecimentos de saúde, para oferecer serviços de maior complexidade a população e organizar a atenção básica da saúde bucal. Em todas as unidades os serviços realizados são gratuitos, basta o paciente passar por uma unidade básica de saúde, ser avaliado e encaminhado, junto com um laudo médico, ao atendimento mais complexo. Confira abaixo em quais unidades o serviço está presente:

A filial de Belford Roxo fez 8 anos%3B é uma das mais antigas no estadoDivulgação

Duque de Caxias – O município conta com três unidades do Centro de Especialidades Odontológicas. No bairro do Imbariê, os serviços ofertados são: diagnóstico bucal, ortodontia, periodontia (tratamento das gengivas), cirurgia, endodontia (tratamento de canal), pediatria bucal, atendimento a portadores de necessidades especiais e processos odontológicos mais complicados. A média de atendimentos mensais são de três mil pessoas. O CEO fica localizado na Rua Feliciano Sodré, s/n, Imbariê e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.

No bairro de Prainha, o serviço oferecido é o de diagnóstico bucal, ortodontia, periodontia, cirurgia, endodontia, pediatria bucal e atendimento a portadores de necessidades especiais. A média de atendimentos mensais é de duas mil pessoas e atende ao primeiro e segundo distrito, respectivamente. O CEO fica localizado na Rua Francisco Otaviano, s/n, Lote 3 – Prainha e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Endereços na Baixada

DUQUE DE CAXIAS

O outro CEO fica no bairro Vinte e Cinco de Agosto, com atendimento tipo um, de diagnóstico bucal, ortodontia e pediatria bucal, com uma média de 1.500 atendimentos mensais. Fica localizado na Rua General Argolo, s/n, Jardim Vinte e Cinco de Agosto. O serviço também funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h.

BELFORD ROXO

O CEO fica no bairro da Prata e completou recentemente 8 anos de criação, sendo um dos mais antigos no estado. A unidade trata nas especialidades buco-maxilo facial, periodontia, endodontia, e odontopediatria e lida com 1.500 atendimentos mensais. O endereço é Avenida José Mariano dos Passos, 1.100, no centro e funciona das 8 às 17h.

JAPERI

O atendimento realizado no município é nas áreas de endodontia, periodontia, estomatologia, Buco-maxilo, Odontopediatria (para crianças de até 5 anos) e atendimento especial a portadores de necessidades especiais. São realizados 800 atendimentos mensais. A unidade fica na Estrada Vereador Francisco Costa Filho, 1993 - Santa Inês, Japeri

MESQUITA

O CEO faz atendimentos de endodontia, cirurgias, extrações, raio-x e obturações. A procura mensal de pacientes é de dois mil atendimentos e conta com quatro consultórios e quinze dentistas para preencher essa demanda. O Centro de Especialidades Odontológicas do município fica na Rua Presidente Costa e Silva, 1898 Centro de Mesquita e também funciona das 8h às 17h

NOVA IGUAÇU

A unidade de Nova Iguaçu conta com dois mil atendimentos mensais e recebe pacientes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Cabuçu e do Bairro Botafogo e de postos de saúde. Os serviços oferecidos são o de endodontia, periodontia e pequenas cirurgias. O local também oferece tratamento odontológico para portadores de necessidades especiais, que representam cerca de 10% do público atendido. O CEO fica localizado na Rua Barão de Tingua, 335, no bairro de Caonze, em Nova Iguaçu e funciona das 8h às 17h.

NILÓPOLIS

A unidade de Nilópolis lida com algumas especialidades, como o buco-maxilo facial (doenças da cavidade bucal, face e pescoço), estomologia, prótese dentária, endodontia, periodontia, DTM e Odontopediatira. A média chega a ser maior que 2.500 atendimentos mensais. O CEO fica na Estrada Mirandela, 401, Centro, Nilópolis e funciona das 8h às 17h.


Matéria por alunos extensionistas do convênio Unigranrio/O DIA

Você pode gostar