Por marcelle.abreu

Os hábitos culturais dos caxienses foram analisados pela empresa petroquímica Braskem. Através de uma pesquisa, realizada com 340 pessoas com mais de 12 anos, de 11 de abril a 30 de maio de 2014, foi constatado que 69% dos entrevistados nunca foram a um concerto musical e 46% com escolaridade de Ensino Fundamental jamais assistiram a uma peça teatral. Entre as preferências musicais se destacaram com os maiores percentuais, o pagode/samba, o gospel e o funk. Roberto Carlos ainda lidera o gosto preferencial entre os participantes. Entre as mídias, os caxienses em sua maioria são verdadeiros amantes dos programas televisivos e da internet.

Estudo realizado com moradores da região foi apresentado na última quarta-feira%2C no Museu Ciência e VidaRafael Barreto / Divulgação

O resultado da pesquisa, que pode ser conferido no site da empresa (www.jleiva.com.br), foi divulgado na última quarta-feira, no Museu Ciência e Vida. A Braskem, que conta com um polo industrial em Duque de Caxias, teve seu estudo apresentado pela Consultoria JLeiva Cultura e Esporte em parceria com o Instituto Datafolha. O evento contou com o apoio cultural da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, do Museu Ciência e Vida, com a produção e curadoria do Gomeia Galpão Criativo, primeiro espaço de coworking cultural da Baixada Fluminense.

Sobre a importância do estudo, João Leiva, diretor da JLeiva, afirma que: "Realizar pesquisas é olhar o público com mais atenção, compreender uma realidade mais ampla. Ao conhecer os hábitos culturais de Duque de Caxias vimos que há um 'gap' grande entre as atividades de lazer que as pessoas gostariam de fazer e o que realmente fazem”.

Escolaridade unida à cultura

Para Arthur William, do Gomeia, "a pesquisa ajuda a Prefeitura, Governo do Estado e Ministério a pensar ações de fortalecimento da cultura na cidade. Os índices, comparados aos outros locais em que a pesquisa foi realizada, mostram a grande exclusão cultural da região". E terá um papel fundamental no município: "as empresas da região irão ver que é muito mais importantes investir na cultura da Baixada do que na do Rio, pois há muito mais necessidade deste incentivo".

Segundo o publicitário e fundador do Site da Baixada, Wesley Brasil, atualmente, Duque de Caxias tem o melhor cenário cultural da Baixada Fluminense, pela sua diversidade criativa, pelo diálogo com a prefeitura, pelo avanço que o Galpão Gomeia pode representar para a cidade e por todas as ações regulares existentes na cidade. Wesley, inclusive, lançou recentemente uma campanha para financiamento coletivo do site.

Entre os principais temas expostos pela pesquisa estão a importância da escolaridade na formação do interesse pela cultura, a queda do interesse cultural na terceira idade, o impacto das novas tecnologias e o grau de conhecimento de alguns equipamentos culturais da cidade. Também as razões alegadas pela população para não irem ao cinema, museus e teatros, além dos gêneros musicais e cinematográficos que agradam os moradores do município.


Reportagem da estagiária Marcelle Abreu

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