Por marcelle.abreu
O hábito de ir a uma biblioteca pública, ler, pesquisar e levar o livro para casa virou raridade com a popularização da internet, dos sites de busca e das mídias sociais. Mas há quem ainda prefira os livros. Para atrair esse público, bibliotecas municipais investem em saraus, disponibilizam Wi-Fi e acervo em braile.

A biblioteca de Nova Iguaçu, que funciona no Complexo Cultural, tem mais de 10 mil livros incluindo acervo para deficientes visuais, sala de adversidade cultural com material multimídia contendo trabalhos sobre literatura africana, hinduísmo, cigana e indígena. Os visitantes podem pesquisar na internet e apreciar, uma vez por mês, o sarau de poesias, que abre espaço a escolas que queiram inscrever alunos em contação de histórias. “Nossa biblioteca é um espaço agradável onde o visitante pode ter acesso a muita informação”, diz o secretário de Cultura, Wagner D’Almeida.

Estudantes das redes públicas e também particulares podem pesquisar na Biblioteca de Nova IguaçuDivulgação

Em Duque de Caxias são quatro bibliotecas públicas. A Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura tem cerca de 9.971 livros, além de acervo de CD’s e DVD’s e livros em Braille. A Biblioteca Pública de Jardim Primavera conta com 6.746 livros aproximadamente. Em Imbariê, a Monteiro Lobato tem cerca de 4.750 obras. Já a Ferreira Gullar, em Xerém, possui 6 mil livros aproximadamente.

A Biblioteca Municipal Ruy Barbosa, em Nilópolis, oferece consultoria. Um apoio àqueles que desejam publicar suas obras, mas ainda não tiveram oportunidade. Em Queimados, mais de 4 mil livros compõem o acervo da biblioteca municipal. O local ainda possui acesso digital à internet com dez computadores ligados em rede para pesquisas. Para usar o serviço é necessário apresentar apenas um documento de identificação.
Publicidade
A biblioteca que fica na Casa de Cultura de Belford Roxo disponibiliza cerca de 6 mil exemplares. Em Itaguá, a Biblioteca Machado de tem acervo de 3 mil livros. As bibliotecas municipais funcionam de segunda a sexta,de 8 às 17h.

Publicidade
Reportagem Aline Cavalcante