Por aline.cavalcante
A tecnologia faz parte de nosso cotidiano e facilitam muito as nossas vidas. E ela pode ser muito útil na educação. Você sabia que a tecnologia, mais precisamente a robótica, ajuda crianças e adolescentes em seus estudos?
O termo robótica refere-se ao estudo e à utilização de robôs. Mas também é a ciência que estuda a construção dessas vidas artificiais. E isso envolve a interação entre diferentes disciplinas, como as engenharias mecânica, elétrica e eletrônica, a inteligência artificial e a física entre outras. E é aí que ela se torna um grande aliado para os estudantes.

A robótica é importante porque pode ser aplicada por professores em exemplos práticos de qualquer matéria da grade curricular dos ensinos Fundamental e Médio. Por exemplo, na Matemática, todas as figuras geométricas fazem parte de um robô. Na Química, se estuda as substâncias que compõem a bateria. A Geografia explica seus elementos naturais.

Escola tem laboratórios de robótica para alunos do Ensino Médio- preparatório e FundamentalRENATO FONSECA


Publicidade
Até o inglês é aperfeiçoado. Isto porque as instruções dos robôs são em inglês.
Fundado em 1961, o Colégio Fluminense (rua Paulo Soares do Nascimento, 305, Vilar dos Teles, São João de Meriti, tel.: 2751-2007) resolveu incorporar no sistema o ensino da robótica, uma modernidade na aplicação pedagógica. Com 30 robôs dedicados exclusivamente ao ensino neste ano letivo, a inovação promete trazer mais conhecimento aos alunos.
Todas as turmas, do ensino fundamental ao médio-preparatório para o ENEM, terão dois robôs à disposição durante duas horas de aula semanais. “Ao final de cada trimestre, teremos ainda uma apresentação aberta ao público de nossos projetos. E nossa intenção é incentivar os alunos a se aprofundarem ainda mais nos estudos em nosso laboratório de robótica, previsto para ser inaugurado ainda este ano”, explica o diretor do colégio Fluminense, Rinaldo Grijó.