Por nara.boechat

Rio - A cidade de Vassouras completa, amanhã, 156 anos de História do Centro-Sul Fluminense. Conhecida pelas riquezas culturais herdadas do período colonial, recebeu o título de Princesinha do Café quando se tornou, por volta de 1850, a maior produtora de café do mundo. Desta época, permanece viva a cultura imaterial, na formação de grupos de jongo e capoeira, por exemplo, além do patrimônio material refletido nas fazendas e casarões antigos, que se tornaram os principais pontos turísticos locais.

A Princesinha do Café comemora aniversário com shows e tradição que mantém a cultura localDivulgação

Vassouras se tornou ainda referência na área de ensino superior, através da Universidade Severino Sombra (USS), com o curso de Medicina formando médicos há mais de 40 anos. As atividades de prática médica no hospital universitário acontecem desde o primeiro período.

Atraídas pela lei de incentivo fiscal, que reduz o ICMS, a Princesinha do Café possui espaço no setor de industrialização, sem perder o encanto de cidade histórica e jovem. Empresas dos setores de metalurgia, siderurgia, móveis e embalagens já estão instaladas no município. Vassouras, conhecida pelas belezas históricas, poderá se tornar, em poucos anos, importante polo industrial da Região Sul Fluminense, sem perder a identidade.

Este ano, Vassouras comemora 156 anos com três noites de shows no Parque de Exposições, que começou ontem com a cantora gospel Fernanda Brum. Hoje, a dupla sertaneja Edson e Hudson sobe ao palco para cantar os sucessos dos 20 anos de carreira. Já amanhã, dia 29, aniversário do município, o grupo Bom Gosto promete agitar o público. A prefeitura também montou uma estrutura para o publico infantil neste domingo, a partir das 10 horas, com um grande parque de diversões: brinquedos, pula-pula, pintura, recreação e muito mais em frente à Praça Barão de Campo Belo.

Você pode gostar