Por clarissa.sardenberg

Rio - Miguel Pereira comemora 58 anos de emancipação de Vassouras promovendo a Fenart – Feira de Artesanato – que também completa, por sua vez, 40 anos de tradição na cidade. A festa começou dia 24 de outubro e vai até 3 de novembro, com atrações culturais e musicais, além do melhor artesanato nacional e internacional: Luz de Sal dos Himalaias, por exemplo, trazendo luminárias feitas com sal, e Caravana do Marrocos.

Quem comparecer ao Pavilhão Juscelino K. de Oliveira, onde acontece a Fenart, poderá assistir apresentações de Dança do Ventre, da Camerata Rio Reflorence (música erudita), Pin Vassouras (orquestra) e do Rouxinol da Serra (chorinho), entre outros shows.

Emancipação 

Miguel Pereira foi emancipado de Vassouras em 25 de outubro de 1955, mas sua história é mais antiga: As primeiras ocupações ocorreram quando os tropeiros passaram por ali durante a abertura de estradas pioneiras pela Serra do Tinguá e pelo Vale do Paraíba no início do século XVII. Tempos depois, especificamente fim do século XIX, uma estrada de ferro permeando as montanhas levou progresso à cidade, conhecida pelas colônias de férias e pelos cassinos instalados nos hotéis, quando o jogo ainda era permitido no Brasil.

A desativação da ferrovia, na metade dos anos 70, acarretou prejuízos para o município que, hoje, tem forte vocação para o turismo e desfruta da fama de possuir um dos melhores climas do mundo. Miguel Pereira ganhou o título de “estância climática” por sua temperatura média anual constante e pelas chuvas bem distribuídas ao longo do ano.

Você pode gostar