Por nara.boechat

Rio - A Prefeitura de Volta Redonda promove mais uma edição da Olimpede (Olimpíada da Pessoa Deficiente) com o apoio do Governo Federal através do Ministério dos Esportes. A abertura do evento foi ontem e as disputas acontecem hoje e amanhã no Ginásio da Ilha São João, a partir das 8h. De acordo com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) a competição cadastrou 3172 atletas de 45 municípios dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Ainda na abertura do evento, a cantora de Volta Redonda Sarah Bentes cantou o Hino Nacional Brasileiro acompanhada de um pelotão da fanfarra do Ciep Gloria Roussim. O evento foi encerrado com um show especial da dupla Peter e Alan, que animou a cerimônia.

A natação especial é uma das modalidades mais concorridas entre os participantes da Olimpíada da Pessoa DeficienteDivulgação

"Sem dúvidas será uma competição muito especial. Toda a nossa equipe está envolvida para receber e atender bem tantos os atletas quanto os seus familiares", disse a secretária da pasta, Rejane Campos.

Os atletas disputam modalidades adaptadas como: atletismo, futsal, futebol society, natação, voleibol especial, provas de habilidade, cabo de guerra, tênis de mesa, xadrez, dominó, dama e arremesso à cesta.

Realizada em Volta Redonda desde 1987, a Olimpede é o maior evento do gênero no Brasil e conta com a chancela do Comitê Paraolímpico Brasileiro.

O município possui hoje diversas entidades e escolas especializadas, que desenvolvem sistematicamente, através da prefeitura, o atendimento aos portadores de diferentes graus e tipos de deficiência, garantindo a integração social, o desenvolvimento das possibilidades físicas, além de elevar a autoestima da clientela assistida.

A Olimpede consta no calendário oficial da Smel e, a cada ano, vem ampliando o número de participantes. O evento é um importante momento do esporte adaptado no município e traduz todo o esforço das escolas, entidades, profissionais e atletas em mostrar sua garra, habilidade e capacidade de vencer obstáculos, além da troca de experiência, em que a superação dos atletas é capaz de derrubar preconceitos, que ainda existem.

De acordo com o prefeito Antônio Francisco Neto, este é mais um evento de grande importância para a Cidade do Aço. “Estamos realizando mais uma competição com representantes da nossa cidade e até de outros estados. É um prazer poder proporcionar mais este evento que distribuirá muitas medalhas especiais”, afirmou Neto.

As entidades participantes se preparam ao longo de todo o primeiro semestre para treinamento das provas da Olimpede, colocando no calendário como prioridade a participação neste evento. Dessa forma, a Smel melhorou a estrutura de atendimento como hospedagem, transporte, alimentação, show de abertura e uma equipe de centenas de profissionais de varias áreas disponíveis para atender ao evento.

Você pode gostar