Por tamyres.matos

Rio - Dois grupos, com 50 dos mais de 200 estrangeiros que vêm ao Brasil, em março, para discutir ações que visam mudar a realidade de países em desenvolvimento no Fórum Sul-Sul do Banco Mundial vão passar por Magé. Eles querem conferir exemplos do funcionamento de duas atividades de referência no município: o CadÚnico e o Programa Rio Rural.

Na última segunda-feira,10, uma comitiva formada por membros do Banco Mundial, representantes da Secretaria Estadual da Casa Civil e da Prefeitura do Rio vieram à cidade para uma avaliação dos locais. A visita dos participantes do fórum será no dia 19 de março.

Cidade de Magé recebe representantes do Banco Mundial para conhecer programas sociais de sucessoDivulgação

Friederike Rother, diretora de operações sênior do Banco Mundial, com equipes da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e da Secretaria de Agricultura Sustentável de Magé, conferiu o sistema empregado no Brasil para suporte aos produtores rurais e aos beneficiários dos programas ligados ao CadÚnico, como o Bolsa Família, Renda Melhor e também o Pronatec.

“Me sinto honrada com essa recepção e por abrirem as portas de sua cidade para nossa visita, e também para que possamos ter acesso aos detalhes tão importantes de Magé. O Brasil foi escolhido como sede da conferência justamente pelo visível processo de desenvolvimento que acompanhamos de fora”, disse a representante do banco.

O dia 19 de março será voltado para as visitas dos grupos participantes do fórum. Além de Magé, outros grupos visitarão Búzios, Saquarema e as comunidades do Alemão, Rocinha e Vidigal, na cidade do Rio.

De acordo com a subsecretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Magé, Arminda Nery, o roteiro foi escolhido em conjunto pelo governo municipal e o Banco Mundial. A visitação inclui a ida ao Centro de Referência e Assistência Social, ao Centro de Formação do Bolsa Família e aos produtores rurais da região agrícola de Magé. Nesses quesitos, o município se destacou nos anos de 2012 e 2013.

Você pode gostar