Por thiago.antunes

Rio - Seis grandes empresas da Região Serrana — GE Celma, Alfa Laval Alborg, Dentsply Indústria e Comércio, Carl Zeiss Vision, Ferreira International e Grupo Mil — foram às compras ontem em Petrópolis. Representantes das companhias receberam 120 fornecedores de produtos e serviços para uma rodada de negócios no Hotel Vale Real, em Itaipava. A expectativa é que o evento gere mais de R$ 15 milhões em novos negócios.

Esta foi a primeira edição na cidade do programa Compra Rio, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sistema Firjan. “Ao estimular a geração de negócios dentro do próprio município e estado, o Compra Rio contribui para a geração de emprego e renda. Isso significa mais recursos para o município e investimentos em benefício da população”, enfatizou o prefeito Rubens Bomtempo.

“Temos muitos fornecedores de São Paulo e alguns de Minas Gerais. No Compra Rio temos a chance de descobrir empresas que vendem o que precisamos aqui mesmo, bem perto da gente. Isso sem dúvida contribui para o fortalecimento da economia do estado, o que certamente é bom também para a empresa”, explicou Alice Cunha, coordenadora de Compras e Comércio Exterior da Carl Zeiss.

Promotora comercial da Carvalhão, empresa de Duque de Caxias especializada em movimentação de cargas, Artha Baptista lembrou que as oportunidades também envolvem empresas de diferentes setores. “Mesmo fora da mesa de negociações, há troca de informações. Na prática, estamos fazendo um networking mais abrangente”, ponderou.

Macaé aposta em rodada

Macaé sedia nesta quarta-feira a primeira Rodada de Negócios do país organizada por uma gestão municipal. Os 55 inscritos passam a integrar o catálogo de fornecedores da prefeitura. O encontro, que acontece das 16h às 20h, no auditório do Senai/Firjan, pretende estimular negócios mais competitivos entre empreendedores locais e o município, gerando economia nas compras públicas, além de dar maior transparência ao processo.

Outro avanço são as licitações exclusivas para micro e pequenas empresas, no valor de até R$ 80 mil, que já são realizadas desde o segundo semestre de 2013. A rodada tem assessoria técnica do Sebrae

Você pode gostar