Por thiago.antunes

Rio - Ao entrar na Travessa José Pinto Macedo, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, logo se vê moradores bem empolgados. Wanderson Rodrigues, o Derson, disse que a festa está marcada. “Quinta começa! Estamos preparando um grande churrasco, regado a muita bebida para acompanhar as partidas. Vai ter telão na entrada e vai ficar tudo muito lindo.”

A rua já está repleta de adereços, enfeites e pinturas sobre a Copa do Mundo. “Eu que fiz os desenhos no chão. Sempre pinto. E o Brasil vai ser campeão em cima da Argentina. Não tem jeito”, brada o pintor Wanderly Gonçalves, o Dedeco. A mesma confiança é depositada pelo artista plástico Alexandre Lisboa. Pernambucano com alma buziana, ele pintava uma bola de futebol na Rua Manoel Turíbio de Farias, em Armação dos Búzios, na quarta-feira. Animado, deu o seu palpite: “O Brasil vai ser campeão em cima do Uruguai. Pode escrever aí. Tem que tirar essa zica!”

Em São João da Barra%2C prefeitura oferece R%24 7%2C5 mil%2C a ser divididos entre os três primeiros colocados%2C no concurso da rua mais bem decoradaDivulgação

Na contagem regressiva para a Copa, o clima começa a tomar conta das ruas e avenidas do estado. E para animar ainda mais os torcedores, que já se organizam espontaneamente para ambientar o lugar onde vivem, diversas prefeituras lançaram concursos de decoração de ruas. Em São João da Barra, no Norte Fluminense, o concurso tem inscrições, gratuitas, abertas até amanhã. O resultado vai ser divulgado no dia 11. Serão premiadas com troféus e dinheiro (R$ 7,5 mil) as três primeiras colocadas nos quesitos originalidade, criatividade, arte/estética, harmonia e conjunto.

Em Cantagalo, na Região Serrana, as inscrições vão até dia 11 e a prefeitura oferece R$ 1 mil em dinheiro. Na Baixada, a campanha “Itaguaí – Cidade Inteligente. Vamos Juntos, Brasil”, distribuiu o “kit incentivo” para melhorar as chances de se ganhar o prêmio: um churrasco com direito a refrigerante, carro de som e DJ.

Em Búzios%2C o artista plástico Alexandre Lisboa pinta ruaDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

Queimados estimula a reciclagem

Na Baixada, o meio ambiente serve de inspiração para promover a decoração temática. O concurso “Minha Rua é Hexareciclável – Queimados na Copa da Reciclagem” vai premiar as três primeiras ruas com a ornamentação mais bonita e criativa. Para o somatório de pontos, os participantes também terão que separar lixo reciclável e óleo de cozinha saturado. O resultado será divulgado dia 26, quando jogam Brasil X Camarões. 

“Comungamos da indignação de grande parcela da população com os gastos excessivos na Copa, mas somos apaixonados por futebol e queremos curtir nossa seleção. E trazer a reciclagem para este contexto é fundamental para fomentarmos a prática da educação ambiental”, destacou o secretário do Ambiente, Alex Dornellas. 

Em Arraial%2C Derson e Dedeco farão churrascoDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

Moradora da Rua Abílio Xavier dos Santos, no Bairro do Glória, a dona de casa Margarida Ribeiro, 61, está ansiosa. “Quando a bola rolar vai falar mais alto o sentimento de patriotismo e de amor por nossa seleção. É um momento que os brasileiros estão unidos em prol de um único objetivo que é ser campeão do mundo”.

Você pode gostar