Rio - Foi em clima de despedida que o prefeito de Barra do Piraí, Jorge Babo (PSB), participou nesta qunta-feira, ao lado do governador Luiz Fernando Pezão, da cerimônia para anúncio oficial da nova fábrica da Vigor Alimentos na cidade. Babo, que está no cargo desde agosto de 2013, foi escolhido numa eleição suplementar que levou às urnas os mais de 70 mil eleitores do município de 171 mil habitantes no Sul Fluminense, a 130 km do Rio. Ele substituiu Maércio Fernando Oliveira de Almeida (PMDB) que retornará ao cargo, por força de decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Maércio e seu vice, Norival Garcia da Silva Júnior (PV), eleitos em outubro de 2012, tiveram os mandatos cassados em maio de 2013, conforme decidiu o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), após acusação de abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação. Na ocasião, o presidente da Câmara de Vereadores, Espedito Monteiro de Almeida (PRB), assumiu interinamente o cargo de prefeito, até a eleição de Babo.
“Esta é a terceira troca de prefeito em pouco tempo. Em um ano e cinco meses, quatro prefeitos assumiram o mandato na cidade. Apesar disso, Barra do Piraí continua crescendo e atraindo investimentos", disse Pezão, que já foi prefeito da vizinha Piraí.
Para Babo, a cidade está se preparando para receber grandes investimentos. “Deixo o cargo com dinheiro em caixa — R$ 21 milhões no caixa da prefeitura. Esse dinheiro atrai as empresas, pois vêem que esta é uma cidade confiável. Barra do Piraí está fazendo seu dever de casa para atrair investidores”, disse.
A Vigor Alimentos vai investir R$ 150 milhões para a implantação da nova fábrica, que irá gerar 500 empregos diretos e 1.500 indiretos. Para a produção, serão captados seis milhões de litros de leite por mês, a serem adquiridos de produtores do Rio de Janeiro e de estados vizinhos. O empreedimento deverá entrar em operação dentro de quatro meses, na Rodovia Lúcio Meira (BR-393), altura do distrito de Dorândia.