Rio - Começa hoje, em Itaperuna, a 16ª edição da Merco Noroeste — Feira Industrial e Comercial do Noroeste Fluminense. Considerado um dos maiores do interior do estado, o evento multissetorial reúne 180 expositores dos segmentos de indústria, comércio e serviços —com destaque para rochas ornamentais, moda e beleza, agronegócios, confecção, turismo, artesanato e gastronomia.
O objetivo é apresentar as oportunidades de investimento da região e promover intercâmbio econômico entre os estados do Rio, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. O evento deve atrair 50 mil visitantes até domingo, das 16 às 23h, no Campus V da Unig (Universidade Iguaçu), no Km 2 da BR 356.
A novidade este ano é a Feira do Conhecimento e Oportunidades, que vai divulgar informações, produtos e serviços das instituições de ensino e entidades voltadas para o empreendedorismo, além de cursos técnicos e de capacitação profissional. Com aproximadamente 100 mil habitantes, Itaperuna, a 360 quilômetros do Rio, hoje representa o principal polo educacional do Noroeste, com cerca de 10 mil estudantes distribuídos por três instituições de ensino superior públicas (Faetec, Cederj e UFF), três privadas (Fundação São José, Faculdade Redentor e Unig) e diversos cursos técnicos, escolas municipais, estaduais e particulares.
Bruno Pires, diretor da B2B Empreendimentos, que organiza a Merco Noroeste, disse que o evento também movimenta a economia local. A taxa de ocupação na rede hoteleira chega a 100% durante o período e há ainda um incremento nos hotéis e pousadas do distrito de Raposo (estância hidromineral com 1,2 mil leitos) fora do período da feira. Nos bares e restaurantes da cidade, o aumento é de 50% no movimento. O polo de confecções local chega a observar um aumento de 30% nas vendas das lojas.
A Merco Noroeste ocupa 10 mil metros quadrados de uma área de 60 mil m² e conta com praça de alimentação, feirão de automóveis e estacionamento. Após as 23h, músicos locais vão se apresentar no Espaço Merco Music. O evento tem o apoio da prefeitura, Sincomércio e Unig, patrocínio do Governo do Rio, Fecomércio, Sesc, Senac, Sebrae e Sistema Firjan.
Agenda cultural
EXPO ITAGUAÍ
Começa na quarta-feira a 21ª Expo Itaguaí, no Parque de Exposições da cidade. A programação de atrações traz André Valadão (dia 2), Claudia Leitte (dia 3), Só pra Contrariar (dia 4), Jota Quest (dia 5) e Fernando e Sorocaba (dia 6). Todos os shows terão início às 23h30 e a entrada é gratuita.
DO LIXO À ARTE
Peças criadas com material recolhido do lixo compõem a exposição “Cárcere do Tempo - Fragmentos”, com entrada franca na Casa Larangeiras, em Angra dos Reis. A mostra é do artista plástico Sylvio Cavalheiro, o Bino da Ilha Grande, e pode ser conferida até domingo, das 10h às 18h30, de segunda a sexta, e das 10h às 17h, nos finais de semana e feriados ( Praça Zumbi dos Palmares s/nº, Centro).
CHICO EM MOSTRA
Chico Buarque é tema da exposição “Arte na Capa”, no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Resende até segunda-feira. A mostra reúne capas de discos de vinil do artista e homenageia seus 70 anos de vida, completados no último dia 19. A mostra fica aberta ao público das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. O MIS funciona na Casa da Cultura (Rua Luís da Rocha Miranda 117, no Centro Histórico).
MITOS E LENDAS
Está em cartaz até domingo a exposição ‘Mitos e Lendas – A arte de Johanna Damme’ no Centro Cultural Estação Nogueira, em Petrópolis. As criações são inspiradas em animais e personagens de histórias, mitos, lendas e religiões. A visitação é gratuita, das 9h às 17h, de segunda a sexta, e nos finais de semana, das 9h às 13h.
Petrópolis vai abrir amanhã a Bauernfest
Na Região Serrana, Petrópolis realiza os últimos preparativos para receber 200 mil visitantes nos próximos 10 dias, durante a Bauernfest. A 25ª festa do colono alemão deve movimentar a economia da cidade e traz como novidade a inclusão da Casa Visconde de Mauá, onde haverá exposições e uma boate com DJ alemão. A abertura oficial será amanhã, às 19h, no Palácio de Cristal.
A programação conta com apresentações de corais, de dança e de orquestras, grupos folclóricos, degustação de cervejas artesanais, concurso de poesia, recreação infantil, homenagens a descendentes germânicos, venda de artesanato, festival de filmes alemães no Centro de Cultura Raul de Leoni e oficinas gastronômicas no Senac. Pelo menos 11 toneladas de salsichão e 15 mil litros de chope devem ser consumidos nos festejos.