Por vinicius.amparo

Rio - Inspirada na complexidade do ser humano, a exposição “Cheiro de Jardim”, da artista plástica Albertina Prates, será aberta ao público neste sábado (19) no espaço Galeria-Ateliê Flory Menezes, em Armação dos Búzios.

Natural de Criciúma%2C a artista vem se destacando pela ousadia e apuro técnico nas suas obrasDivulgação

A artista conta que a inspiração para suas obras vem também de sentimentos “Minha poética é sobre o ser humano independente de credo, posição social ou econômica. Me inspiro tanto em suas carências, dificuldades, quanto na sua beleza por existir e transcender”, diz a artista.

Entre as obras que compõem a mostra, estão releituras da obra “Cirandinha”, de Albertina Prates, feita por cerca de 30 crianças atendidas na fazenda do Núcleo de Serviço Crer-Sendo, no Vale da Gamboa, Serra do Capim, Teresópolis. Ao fim da mostra, as telas serão leiloadas junto a uma obra da artista catarinense. Toda a verba será revertida para a entidade.

A artista atribui a presença dos seres símbolo da pureza na série “A Dança” ao primeiro contato que teve com a arte, ainda na infância. A pintura intitulada "As Meninas Cahen d'Anvers", do artista impressionista francês Pierre-Auguste Renoir, conhecida também como "Rosa e Azul", era das obras de arte impressas em um calendário na casa dos pais de Albertina.

“Arrebatada pela imagem da pintura, eu olhava hipnotizada para as meninas que me olhavam. A partir daquele momento, para surpresa de todos os adultos, eu, que era a menina daquela casa onde as pessoas nunca falavam de arte, passei a desenhar com precisão tudo o que via”, lembra. 

A obra “Cirandinha” é parte da série A Dança retratando a brincadeira das crianças.Divulgação

A obra “Cirandinha”, é parte da série A Dança. “A criança está presente em toda a série, ora na dança dos adultos formando seus pares ou na dança dos mistérios participando como embriões, ora como participantes do mundo, se sociabilizando em brincadeiras de roda com seus semelhantes”, explica Albertina. “Todos participam de uma roda de força, de apoio e de estímulo à alegria, como num eterno brinde à vida. E criança é inocência, é o estado anterior ao pecado”, enfatiza.

A exposição  "Cheiro de Jardim" acontece no Espaço Galeria-Ateliê Flory Menezes em Búzios até dia 17 de agosto, das 18h às 22h às sextas e sábados, e das 16 às 20h aos domingos. A entrada é franca.

Você pode gostar