Por thiago.antunes

Rio - A partir de sexta, Macaé comemora seus 201 anos em grande estilo. O ponto alto é a 35ª Exposição Agropecuária, no Parque de Exposições Latiff Mussi, que reúne expositores de várias partes do país e shows de artistas de expressão nacional, como Claudia Leitte (sábado), Capital Inicial (domingo) e Zezé Di Camargo & Luciano (segunda-feira).

Com entrada franca, as apresentações, que acontecem sempre a partir de 23h30, começam amanhã com o cantor gospel Thalles Roberto e terminam na terça-feira, com quatro bandas locais. A feira também terá leilões de gado e pôneis, rodeio, concurso leiteiro, exposições de animais, mini-fazenda, tenda cultural, parque de diversões e feira cultural.

São esperadas cerca de 20 mil pessoas por dia. O secretário municipal de Agroeconomia, Aurélio Vasconcelos, disse que a Expo aquece a economia da cidade. “O comércio e os serviços são impactados diretamente pelo evento, pois há um aumento nas vendas e atendimentos, por exemplo, em salões de beleza. Além de divertir a população da região, ainda geramos cerca de dois mil empregos temporários”, completou.

Uma das atrações é o leilão de pônei nacional%2C que acontecerá sábadoDivulgação

Segundo ele, a programação contempla públicos de todas as idades. A atração mais aguardada para as crianças é o show da Peppa Pig, domingo, às 18h. Na segunda, a animação fica por conta da turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo, às 17h, seguida do show da Turma da Mônica, às 18h. 

Durante o evento, o projeto Equoterapia, desenvolvido pela prefeitura, vai mostrar como é feito o tratamento indicado às crianças com deficiência para desenvolver as áreas psicomotora e biopsicossocial em atividades lúdicas com cavalos.

Além da feira de artesanato, com alunas e instrutoras do Espaço Mulher Cidadã, haverá a Feira Mãos Negras, com a moda afro-urbana em roupas, acessórios, turbantes, bolsas e outros produtos no Centro de Convenções do parque. A Secretaria de Mobilidade Urbana montou um amplo esquema para evitar os engarrafamentos durante a festa. A organização orienta que os moradores optem pelo transporte público: 80 ônibus vão atender à Expo.

A programação reúne também competições esportivas de pesca e arremesso na Praia Campista, de skate no Parque da Cidade e até de canoa havaiana na Lagoa de Imboassica, além de stand up e capoeira. Estão previstas ainda inaugurações de obras, missa de ação de graças, hasteamento das bandeiras e desfile cívico no dia do aniversário da cidade (29).

Você pode gostar