Por vinicius.amparo

Rio - Será inaugurada nesta quinta-feira (24),  a Sala Sesi Matemática da Escola Sesi de Nova Iguaçu. É a primeira do tipo na Baixada Fluminense e parte do programa Sesi Matemática, iniciativa do Sistema Firjan para promover o ensino de matemática nas escolas através da tecnologia e que já em sendo aplicado com sucesso para estudantes das redes de educação Sesi/Senai e do ensino médio da rede pública estadual.

A Sala Sesi Matemática conta com um carrinho móvel com 40 laptops touchscreen que se transformam em tablets , projetor, lousa digital, quadro branco e mobiliário diferenciado. O espaço será usado por 220 alunos matriculados na Escola Sesi, do 6º ano fundamental até o 2º ano do ensino médio e a inauguração terá a presença de membros do Conselho Empresarial da Firjan na Baixada Fluminense. “A inauguração da Sala do Projeto Sesi Matemática em Nova Iguaçu vai atender a necessidade, apontada anteriormente pelos empresários das industrias, de melhoria no ensino da matemática nas escolas. Desta forma, o Sistema Firjan está investindo na solução das deficiências relacionadas à competência matemática e raciocínio lógico dos futuros trabalhadores”, disse Alexandre Henriques, gerente executivo do Sesi/Senai de Nova Iguaçu.

Lançado em 2012 pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), o Sesi Matemática tem o objetivo de melhorar a qualidade da educação no país através de metodologia que associa modernas práticas educacionais a recursos tecnológicos, como games online. Atualmente, escolas do Rio de Janeiro utilizam os recursos do programa e ele começa a ser implantado em escolas de Santa Catarina a partir do segundo semestre de 2014. Em Petrópolis, o Sesi Matemática foi implantado no Ensino Fundamental da rede municipal de educação.

Além dos games online, o programa inclui outras iniciativas: kits com materiais concretos e bibliografia básica; Sala Sesi Matemática ambientada de forma tecnológica, como a que será inaugurada em Nova Iguaçu; formação continuada de professores; sistema de avaliação e acompanhamento pedagógico; e Casa Sesi Matemática, a ser inaugurada em 2016, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Com os recursos, o programa pretende formar adultos mais críticos e com o raciocínio lógico bem desenvolvido, o que terá impacto direto na formação de profissionais bem qualificados, prontos para atuarem no mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Pesquisa realizada em 2011 pelo Sistema Firjan com mais de 600 empresas de todo o país, revelou que a falta de competência matemática e de raciocínio lógico são graves deficiências apresentadas pelos trabalhadores atuais, o que resulta na falta de profissionais qualificados para atuar nas empresas, principalmente nas áreas ligadas às ciências exatas. A Matemática é também a base para inovação, fundamental para o desenvolvimento econômico e social de um país.

No último exame do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), de 2012, o Brasil ocupa a 58ª posição no ranking mundial de desempenho da Matemática, muito atrás da China, Singapura e Hong Kong, que aparecem nas primeiras posições. Em relação aos países da América Latina, o Brasil também apresenta defasagem no desempenho da disciplina, atrás do Chile, México e Uruguai. Já o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2011, apurado através da Prova Brasil/Saeb em Português e Matemática, aponta que o estado do Rio ocupa a 8ª posição no ranking nacional do Ensino Médio, com média de 3,7.

O Sesi Matemática conta com a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que apoia as ações do programa e sua disseminação em âmbito nacional; do Impa (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada), parceiro da Casa Sesi Matemática na gestão do conteúdo científico; e da Secretaria Estadual de Educação do Rio, que através de convênio viabilizou a implantação do Sesi Matemática em todas as suas escolas de ensino médio. Já os games são resultado de parceria com a Mangahigh, da Inglaterra, referência mundial em Tecnologia da Informação voltada para o ensino da Matemática.

A expectativa é de que até 2016 os recursos do programa estejam em 1.205 escolas do estado do Rio e que 2.490 professores estejam formados através da metodologia proposta.

Saiba mais sobre as iniciativas do programa:

Games – Além dos jogos, a plataforma oferece 60 mil questões sobre a disciplina. O conteúdo está disponível em ambiente web e por isso pode ser acessado de qualquer lugar, a todo momento. Os professores podem acompanhar a evolução dos estudantes de forma integrada e em tempo real. O material foi desenvolvido pela empresa Mangahigh, com a metodologia Sesi educa, do Sesi Rio. Terão atualizações a cada ano, sempre em português.

Kits Sesi Matemática – Desenvolvido pelo Sesi Rio, é composto pelos games, materiais concretos, manual do docente e bibliografia básica. Os kits são disponibilizados a todas as escolas participantes do programa.

Sala Sesi Matemática - São equipadas com lousas digitais; 40 laptops; projetor; quadro branco; mobiliário adequado; e com o kit Sesi Matemática. Atualmente, 30 escolas estaduais e cinco escolas Sesi do estado do Rio possuem a Sala. A previsão é de que seja instalada em todas as escolas Sesi Rio e em cerca de 10% das escolas estaduais de ensino médio do estado, de forma gratuita. Porém, o kit Sesi Matemática é disponibilizado a todas as escolas participantes do programa.

Casa Sesi Matemática – A previsão é de que seja inaugurada em 2016, na Barra da Tijuca. Ocupará espaço de 9.300 m² e será o centro do programa - local de produção e disseminação de conteúdo e de novas formas de ensino da disciplina. Aberta à visitação pública, pretende explorar, de forma lúdica e interativa, a Matemática e sua relação com o dia a dia. A partir de exposições permanentes e temporárias, apresentará a Matemática como conhecimento indispensável à condição humana e sua evolução ao longo do tempo, contribuindo para a sua democratização. Terá também espaços para a formação permanente de professores e aulas interativas.

Formação continuada de professores – Como são os principais agentes de transformação no aprendizado, sua formação pretende atualizar e incentivar a adoção de atividades que contribuam para o desenvolvimento dos seus alunos. A formação, oferecida de forma presencial e à distância, tem coordenação pedagógica do Sesi Rio e contempla 13 módulos que cobrem todo o conteúdo do Ensino Médio do currículo nacional do MEC. A partir de 2014 essa formação também estará disponível gratuitamente para qualquer professor, em todos os estados do Brasil, através do portal do Sesi Matemática.

Sistema de avaliação e acompanhamento pedagógico - Para garantir a qualidade dos resultados, o programa conta com um sistema de avaliação, desenvolvido com acompanhamento pedagógico do Sesi Rio, nas seguintes etapas: sistema de avaliação diagnóstica e de impacto; sistema de acompanhamento do desempenho de estudantes nos games online; monitoramento do desempenho dos estudantes no Saerj (Sistema de Avaliação de Educação do Estado do Rio de Janeiro); sistema de acompanhamento de formação continuada de docentes; supervisão técnico-pedagógica nas escolas participantes.

Mais informações sobre o Sesi Matemática podem ser obtidas através do endereço www.firjan.org.br/sesimatematica.

Você pode gostar